Internacional

Lucros das indústrias da China caem 18% em abril

Com fraca demanda, empresas estão cortando custos e pessoal

Os lucros das indústrias da China caíram nos primeiros quatro meses de 2023, mostraram dados oficiais neste sábado (27), enquanto as empresas continuavam lutando com pressões de margem e demanda fraca em meio a uma recuperação econômica vacilante. Os lucros caíram 20,6% entre janeiro e abril em relação ao ano anterior, em comparação com um declínio de 21,4% nos primeiros três meses, segundo dados do National Bureau of Statistics (NBS).

Lucros das indústrias da China caem 18% em abril
© CHINA STRINGER NETWORK

Somente em abril, as empresas industriais registraram uma queda de 18,2% no lucro ano a ano, de acordo com o NBS, que apenas ocasionalmente fornece números mensais. Os lucros tinham encolhido 19,2% em março.

"No geral, os dados de hoje mostram que as empresas industriais, especialmente as empresas privadas, continuam a ser afetadas por uma combinação de fatores desfavoráveis, como efeito de base, pressão de curto prazo sobre a recuperação econômica e tendência de queda do PPI (preços ao produtor)", disse Bruce Pang, economista-chefe da Jones Lang Lasalle.

As empresas chinesas estão lutando com a fraca demanda em casa e a desaceleração da demanda nos principais mercados de exportação do país.

A deflação do produtor se aprofundou em abril, com o índice de preços ao produtor (PPI) caindo no ritmo mais rápido desde maio de 2020.

A Lenovo, maior fabricante de PCs do mundo, disse esta semana que a receita trimestral e o lucro despencaram em janeiro-março e cortou de 8% a 9% de sua força de trabalho para reduzir custos, já que a demanda global por computadores pessoais (PCs) continuou caindo.

Os produtores de aço e outros metais industriais também estão sofrendo. Os preços das barras de aço usadas na construção atingiram o nível mais baixo em três anos esta semana, e apenas um terço das usinas do país estão operando com lucro, de acordo com a consultoria Mysteel.

* É proibida reprodução deste conteúdo

Agência Brasil / Por Ella Cao, Qiaoyi Li, Amy Lv e Bernard Orr - Repórteres da Reuters - Pequim - 27/05/2023 13:45:13. Última edição: 27/05/2023 13:45:13

Tags: China Economia

Leia também:

Autoridades mexicanas encontram 175 imigrantes em caminhão

Agentes da imigração ouviram gritos e batidas vindos de dentro do veículo quando ele foi parado em um posto de controle em Chiapas, no sul do país

Grupo rebelde russo ameaça repetir ataques a Belgoro: voltaremos

Denis Kapustin é líder do chamado Corpo Voluntário Russo, um grupo anti-Putin que saudou o "sucesso" da operação que, segundo ele, evidencia as fragilidades russas.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi