Internacional

Lula assume presidência do Mercosul e critica exigências da UE

Presidente diz que condições são "inaceitáveis"

Com a prioridade de fechar acordo com a União Europeia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, nesta terça-feira (4), a presidência brasileira do Mercosul, bloco regional composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.  

Lula assume presidência do Mercosul e critica exigências da UE
© Ricardo Stuckert/PR

Durante a cúpula 62, na Argentina, o presidente brasileiro se comprometeu a concluir o acordo do Mercosul com a União Europeia. No entanto, destacou a importância de uma resposta às exigências que ele considerou “inaceitáveis” do bloco europeu, para um eventual acordo.  

Sobre esse assunto, o presidente Lula comentou, também nesta terça - durante a live Conversa com o Presidente - que a intenção do Mercosul é elaborar uma carta contendo as intenções do bloco regional.  

Ainda no discurso da cúpula do Mercosul, Lula disse que os países-membros devem “revisar e avançar nos acordos em negociação com o Canadá, a Coreia do Sul e Singapura”. Também buscar negociação com China, Indonésia, Vietnã e países da América Central e Caribe. Lula também propôs a criação de uma moeda específica para o comércio regional, sem prejuízo às moedas de cada país.  

Lula destacou que a integração dos países do Mercosul vai além de um projeto apenas comercial e que precisa ser fortalecido. Para isso, mencionou que vai trabalhar pessoalmente pela aprovação da entrada da Bolívia como membro do bloco econômico, no Congresso brasileiro. 

Também na Cúpula desta terça, o presidente Lula deu destaque ao enfrentamento da crise climática e a busca pela paz.  

Além do Mercosul, o Brasil assume, em dezembro, a presidência temporária do G20, que são as principais economias do mundo. Em outubro, preside temporariamente o Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 04/07/2023 15:15:05. Última edição: 04/07/2023 15:15:05

Tags: Mercosul União Europeia Lula

Leia também:

No Mercosul, Lula quer ampliar parcerias externas

No Mercosul, Lula quer ampliar parcerias externas

Ao assumir a presidência temporária do bloco, Lula reafirmou que o acordo de livre comércio com a União Europeia é inaceitável e que está comprometido com a conclusão de um tratado equilibrado.

Não temos alternativa que não seja a união, diz Lula na Argentina

Não temos alternativa que não seja a união, diz Lula na Argentina

Brasil assume hoje a presidência pro-tempore do Mercosul. Líderes dos países-membros estão reunidos na cidade argentina de Puero Iguazú.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi