Internacional

Lula chega ao Japão para cúpula do G7 e encontros bilaterais

O presidente vai participar de três sessões temáticas do Grupo e de, pelo menos, sete encontros bilaterais com líderes dos países Austrália, Japão, Indonésia, França, Alemanha e Vietnã; e também com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão começa nesta sexta-feira (19), pelo horário de Brasília. No começo da tarde desta quinta (18), Lula desembarcou na cidade de Hiroshima, onde vai ocorrer, no fim de semana, a cúpula do G7, que reúne os sete países mais industrializados do mundo. 

Por lá, o presidente vai participar de três sessões temáticas do Grupo e de, pelo menos, sete encontros bilaterais com líderes dos países Austrália, Japão, Indonésia, França, Alemanha e Vietnã; e também com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. 

Um dos encontros bilaterais vai ser com o anfitrião, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que convidou o presidente Lula para o G7. Com ele, o presidente brasileiro vai tratar de assuntos como comércio e investimentos entre os dois países, cooperação na área de descarbonização, integração da comunidade brasileira no Japão e temas ligados à paz, segurança e o combate à mudança do clima. 

A primeira sessão de trabalho do G7, com a participação de Lula vai ter como tema Trabalhando Juntos para enfrentar múltiplas crises, no sábado (20). A segunda será sobre Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável. A terceira e última reunião de trabalho da cúpula do G7, vai tratar do tema Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero

No domingo (21), o presidente Lula participa de mais encontros bilaterais e se reúne com empresários japoneses. Ainda no domingo à noite, ele vai conceder uma coletiva de imprensa e, depois disso, embarca de volta para o Brasil. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 18/05/2023 16:55:08. Última edição: 18/05/2023 16:55:08

Tags: Cúpula Do G7 Lula No Japão

Leia também:

Necessidade alimentar aumenta no Sudão em meio a combates intensos

De acordo com as últimas estimativas, mais de 840 mil pessoas foram deslocadas e mais de 220 mil fugiram para países vizinhos, principalmente, Chade, Egito e Sudão do Sul.

Temperaturas globais devem subir a níveis recordes nos próximos anos

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (17), a Organização Meteorológica Mundial afirma que existe 98% de chance de um, dentre os próximos cinco anos, ser o mais quente desde o início de registros das temperaturas globais.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi