Internacional

Lula compara guerra em Gaza a uma genocídio

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes. Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Com mais de 6 mil crianças mortas pelos ataques de Israel, na Faixa de Gaza, o presidente Lula comparou a um “genocídio” o que corre na região e fez um apelo a líderes mundiais, pelo fim dos conflitos e pelo diálogo.

Lula compara guerra em Gaza a uma genocídio

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes.

Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O presidente brasileiro ainda enfatizou a importância do grupo para defender o chamado “multilateralismo”. Lula voltou a falar em “justiça climática”, chamando a responsabilidade para os países ricos, como forma de estimular a transição energética daqueles em desenvolvimento.

Segundo Lula, os quatro maiores fundos ambientais do mundo somam mais de U$ 10 bilhões em recursos. No entanto, disse que os países em desenvolvimento não têm acesso devido ao que Lula chama de “empecilhos burocráticos”.

Também diante das representações de 77 países, o presidente Lula defendeu uma “regulação do uso das inteligências artificiais”, para evitar que os modelos criados nos países do Norte se imponham ao mundo. Lula defendeu que o assunto seja concentrado na ONU, para evitar que o mundo volte a ser, segundo ele, dividido entre “países responsáveis e irresponsáveis”.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 02/12/2023 12:35:05. Última edição: 02/12/2023 12:35:05

Tags: Lula G 77

Leia também:

Brasileiros que vivem na fronteira temem problemas na Guiana

Brasileiros que vivem na fronteira temem problemas na Guiana

Moradores da cidade de Bonfim, em Roraima, fazem compras na Guiana e vendem produtos para a população do país vizinho, o que mais cresceu no mundo em 2022.

Disputa entre Venezuela e Guiana pode envolver potências estrangeiras

Venezuela é próxima de China e Rússia, e Estados Unidos têm interesse na exploração do petróleo na Guiana, analisa pesquisador da Uerj.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi