Internacional

Lula conversa com brasileiros envolvidos em conflito no Oriente Médio

O presidente Lula conversou nesta quinta-feira (26), por videoconferência, com uma família a ser retirada do sul de Gaza e com familiares de pessoas que desapareceram ou foram capturadas pelo Hamas.

Enquanto a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito não é aberta para o resgate de brasileiros, o presidente Lula conversou, nesta quinta-feira (26), por videoconferência, com uma família a ser retirada do sul de Gaza.

Lula conversa com brasileiros envolvidos em conflito no Oriente Médio

Em outra chamada, Lula também conversou com familiares de pessoas que desapareceram ou foram capturadas como reféns pelo Hamas em 7 de outubro.

A família de Gaza relatou ao presidente dificuldades, como falta de água, energia, alimentos e medicamentos. Também narrou os episódios de bombardeios e mortes, principalmente de crianças e, por isso, os brasileiros pediram o resgate com urgência.

Ainda de acordo com o governo federal, o presidente Lula afirmou aos brasileiros em Gaza que todos os esforços estão sendo feitos para trazer as pessoas em segurança. Um avião presidencial já aguarda no Cairo, Egito, a chegada dos brasileiros, para trazê-los ao Brasil.

Também nesta quinta (26), o presidente Lula conversou com familiares do brasileiro desaparecido, Michel Niesenbahn, além de outros familiares raptados pelo Hamas. As pessoas relataram ao presidente as histórias da captura e da perda de contato com os parentes. Segundo os relatos, muitos são jovens que forem raptados durante o festival de música e ainda não se sabe se estão vivos.

O presidente Lula disse estar pessoalmente empenhado na construção da paz, na libertação dos reféns e na abertura de um corredor humanitário. Para isso, disse estar em constante diálogo com líderes internacionais, a exemplo dos Emirados Árabes, Israel, Palestina, França, Rússia, Turquia, Irã, Catar e o Conselho Europeu.

Agência Brasil / Por Paula de Castro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 26/10/2023 19:30:16. Última edição: 26/10/2023 19:30:16

Tags: Conflito Oriente Médio Israel Hamas Brasileiros

Leia também:

Polícia segue à procura de atirador no Maine, nos EUA

Polícia segue à procura de atirador no Maine, nos EUA

Centenas de policiais do estado do Maine, nos Estados Unidos seguem à procura de um homem suspeito de abrir fogo contra frequentadores de um bar e uma pista de boliche na noite de quarta-feira. Acredita-se que 22 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. O número exato ainda não foi confirmado. O suspeito foi identificado como Robert Card, de 40 anos. Um instrutor de tiro e membro da reserva do Exército dos Estados Unidos. A polícia também afirma que, recentemente, o homem relatou ter problemas mentais e que ouvia vozes.

Brasileiros em Gaza contam a Lula dificuldade para comprar mantimentos

Na conversa, o grupo relatou ao presidente a escassez de água, energia, alimentos e medicamentos, além de bombardeios e mortes, e manifestaram seu desejo de serem repatriados.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi