Internacional

Lula diz que moeda do Brics reduzirá vulnerabilidades

Presidente critica atuais modelos globais de financiamento

Em discurso na sessão plenária ampliada da XV Cúpula dos Brics, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (23), que a criação de uma moeda única para transações comerciais entre os países do bloco reduzirá vulnerabilidades dessas nações. Além do Brasil, o grupo reúne China, Índia, Rússia e África do Sul, país-sede da cúpula deste ano. 

Lula diz que moeda do Brics reduzirá vulnerabilidades
© Ricardo Stuckert / PR

“A criação de uma moeda para as transações comerciais e investimentos entre os membros do Brics aumenta nossas condições de pagamento e reduz nossas vulnerabilidades”, disse Lula durante a plenária. 

Ele também afirmou que o interesse de outros países em se juntar ao Brics demonstra a relevância crescente do bloco. 

Financiamentos globais

Lula criticou os atuais modelos de financiamento globais, que são prejudiciais aos países em desenvolvimento, e destacou que o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) do Brics pode oferecer alternativas de financiamento mais adequadas às necessidades dos países do Sul. 

“É inadmissível que os países em desenvolvimento sejam penalizados com juros até oito vezes mais altos que os cobrados dos países ricos. É preciso aumentar a liquidez, ampliar o financiamento concessional e pôr fim às condicionalidades. O sistema multilateral de comércio deve ser reavivado para voltar a atuar como ferramenta para um comércio justo, previsível, equitativo e não discriminatório. A descarbonização de nossas economias deve vir acompanhada pela geração de empregos dignos, industrialização e infraestrutura verdes e serviços públicos para todos”, disse o presidente. 

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Kleber Sampaio - 23/08/2023 10:25:30. Última edição: 23/08/2023 10:25:30

Tags: Lula Brics África Do Sul Moeda

Leia também:

Brasil quer contribuir para paz justa e duradoura na Ucrânia, diz Lula

Brasil quer contribuir para paz justa e duradoura na Ucrânia, diz Lula

Lula disse que o Brasil tem posição histórica de defesa da soberania e considerou positivo número crescente de países engajado na tentativa de atingir acordo para encerrar a guerra na Ucrânia.

Cúpula do Brics tem plenária principal nesta quarta-feira

Cúpula do Brics tem plenária principal nesta quarta-feira

Entre as questões a serem abordadas durante a plenária está a expansão do bloco. Pelo menos 22 países já manifestaram interesse em integrar o Brics.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi