Internacional

Lula e presidente da Comissão Europeia falam sobre acordo Mercosul-UE

Combate ao desmatamento também foi pauta da conversa por telefone

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, hoje (16), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No telefonema eles trataram sobre o combate ao desmatamento e os esforços para a conclusão das negociações do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE).

Lula e presidente da Comissão Europeia falam sobre acordo Mercosul-UE
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Em publicação nas redes sociais, Ursula escreveu que está ansiosa para visitar o Brasil em breve. Por sua vez, Lula afirmou que ela será muito bem recebida.

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. Na prática, significa que o acordo terá que ser aprovado pelos parlamentos e governos nacionais dos 31 países envolvidos, uma tramitação que poderá levar anos e enfrentar resistências.

O próprio presidente Lula defende alterações em pontos do acordo de livre comércio, como sobre compras governamentais. Ainda assim, o objetivo do presidente brasileiro é dar encaminhamento ao documento em cerca de seis meses.

O acordo permitirá a eliminação ou a redução de tarifas de importação de produtos comercializados entre os dois blocos, em um mercado de 780 milhões de pessoas e que representa 20% do PIB mundial.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 16/02/2023 15:20:07. Última edição: 16/02/2023 15:20:07

Tags: Mercosul União Europeia Lula Ursula Van Der Leyen Comissão Europeia Desmatamento

Leia também:

China diz que balões dos EUA sobrevoaram Tibete e Xinjiang

“Sem aprovação das autoridades chinesas, balões voaram ilegalmente pelo menos dez vezes sobre o espaço territorial, disse porta-voz. Governo norte-americano contesta.

Relações bilaterais foram discutidas hoje entre Brasil e Croácia

Relações bilaterais foram discutidas hoje entre Brasil e Croácia

Ainda na Croácia foram assinados acordos bilaterais nas áreas de cultura e educação. Amanhã Vieira será recebido pelo presidente Zoran Milanović.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi