Guerra já matou 9 mil civis ucranianos, revela ONU
Conselho de Segurança das Nações Unidas discutiu o fim do acordo para exportação de cereais pelo Mar Negro. Vários países-membros da ONU alertam que milhões de pessoas vão passar fome.
Reunião em Bruxelas tratou de combate à desigualdade e meio ambiente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (18), de um café da manhã com lideranças progressistas e democratas latino americanas e europeias em Bruxelas, capital da Bélgica. Organizado pelo ex-primeiro ministro da Suécia Stefan Löfven, o encontro ocorre em paralelo à 3ª Cúpula Celac-União Europeia.
© Ricardo Stuckert/PR
Celac é a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos. Ao final do encontro, os 60 líderes participantes do encontro devem publicar uma declaração conjunta sobre os avanços obtidos durante as reuniões. As negociações visando um acordo entre Mercosul e União Europeia prosseguem em reuniões bilaterais.
Entre os temas discutidos durante o café da manhã organizado por Löfven estão defesa da democracia, combate à desigualdade, promoção do bem-estar social, respeito aos direitos humanos, ações pelo clima e meio ambiente. Temas que, segundo o Planalto, representam pontos de interesse comum, entre os participantes.
O encontro reuniu, além do presidente Lula, Alberto Fernández (Argentina), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Fredricksen, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, entre outros. O governo do México foi representado pela secretária de Relações Exteriores, Alícia Barcena.
Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 18/07/2023 08:50:23. Última edição: 18/07/2023 08:50:23
Tags: Cúpula Celac União Europeia Bruxelas Lula
Conselho de Segurança das Nações Unidas discutiu o fim do acordo para exportação de cereais pelo Mar Negro. Vários países-membros da ONU alertam que milhões de pessoas vão passar fome.
O último navio a deixar os portos da Ucrânia, antes do acordo expirar, chegou hoje à Turquia, onde as embarcações vinham passando por inspeções de segurança antes de seguirem para o destino final.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.