Internacional

Lula espera que acordo entre Mercosul e UE seja concluído este ano

Para o presidente, o acordo abrirá novos horizontes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (17) esperar que o acordo entre Mercosul e União Europeia seja concluído ainda em 2023. 

Lula espera que acordo entre Mercosul e UE seja concluído este ano
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente discursou durante a sessão de abertura do fórum empresarial União Europeia-América Latina, em Bruxelas, na Bélgica.

Lula voltou a reafirmar que os países da América Latina e do Caribe continuarão a desempenhar um papel estratégico para a Europa e o mundo.

Para o presidente, o acordo entre Mercosul e União Europeia abrirá novos horizontes.

O presidente Lula anunciou que lançará nos próximos dias um novo Plano de Investimentos, que prevê retomada de empreendimentos paralisados e a seleção de novos projetos. 

Lula lembrou que o Brasil vai sediar a reunião de presidentes dos países amazônicos, em agosto, quando serão articuladas iniciativas comuns para a proteção e o desenvolvimento sustentável com outros sete países da América do Sul. 

O presidente disse que é preciso enviar ao mundo um sinal de que as duas regiões estão comprometidas com uma agenda de paz, cooperação, ampliação do comércio e dos investimentos, geração de empregos e crescimento sustentável.  

Além disso, a delegação brasileira leva à cúpula Celac-União Europeia propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais. 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou durante o evento que vai investir em projetos na América Latina. 

O retorno de Lula ao Brasil está previsto para a próxima quarta-feira (19).

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 17/07/2023 09:10:05. Última edição: 17/07/2023 09:10:05

Tags: Cúpula Celac-UE Lula Mercosul

Leia também:

Lula participa da Cúpula Celac-União Europeia nesta segunda (17)

Lula participa da Cúpula Celac-União Europeia nesta segunda (17)

O Brasil vai defender estímulos à cooperação entre os países nas áreas ambiental, energética, de defesa e de combate à fome e aos crimes transnacionais.

Israel dispersa com tiros para o ar tentativa de entrada de libaneses

Grupo formado por 18 libaneses, incluindo um deputado, percorru uma distância de 80 metros em território israelense, mas não chegaram a atravessar a fronteira, informou o jornal Times of Israel.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi