Internacional

Lula: exigências da União Europeia para acordo com Mercosul são ameaça

Presidente falou em Paris, na Cúpula para Novo Pacto Financeiro Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de ameaça as exigências feitas pela União Europeia (UE) para a finalização de um acordo com o Mercosul. Ao discursar na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris, Lula cobrou que os acordos comerciais passem a ser mais justos. 

Lula: exigências da União Europeia para acordo com Mercosul são ameaça
© Ricardo Stuckert/PR

“Estou doido para fazer um acordo com a União Europeia, mas não é possível. A carta adicional que foi feita pela UE não permite que se faça um acordo. Nós vamos fazer a resposta e vamos mandar a resposta. Mas é preciso que a gente comece a discutir.” 

“Não é possível que tenhamos uma parceria estratégica e haja uma carta adicional fazendo ameaça a um parceiro estratégico. Como é que a gente vai resolver isso?”, questionou Lula, sentado ao lado do anfitrião do evento, o presidente francês Emmanuel Macron.  

(Em atualização)

 

 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 23/06/2023 08:25:14. Última edição: 23/06/2023 08:25:14

Tags: Lula Paris Cúpula Para Novo Pacto Financeiro Acordo UE-Mercosul

Leia também:

Destroços do submersível são encontrados, não há sobreviventes

Foram encontrados nesta quinta-feira (22) os destroços do submersível que havia desaparecido no domingo, quando estava a caminho de uma expedição ao naufrágio do Titanic. Nenhum dos cinco ocupantes sobreviveu.

Encontrados destroços dentro da área de buscas do submarino

No Twitter, Guarda Costeira dos EUA disse que foi encontrado um "campo de destroços" por uma embarcação robótica dentro da área de busca pelo Titan, próximo aos destroços do Titanic.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi