Internacional

Lula nomeia primeira mulher para chefiar embaixada do Brasil nos EUA

Maria Luiza Viotti teve nome aprovado pelo Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a diplomata Maria Luiza Viotti para o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. Ela será a primeira mulher a comandar a representação brasileira no país norte-americano.

O Senado já havia aprovado a indicação da diplomata ao posto no início do mês.

Maria Luiza Viotti tem 69 anos. A mineira, de Belo Horizonte, ingressou na carreira diplomática em 1976, passando por diversos cargos, como diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais (2004 a 2006) e diretora do Departamento de Organismos Internacionais (2006 a 2007)

No exterior, chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no período de 2017 a 2022. Antes, foi conselheira na embaixada do Brasil em La Paz, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas  (2007 a 2013) e embaixadora do Brasil em Berlim (2013 a 2016).

A nomeação da diplomata foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União.

Há também outras nomeações de diplomatas para embaixadas brasileiras de outros países. São elas: Ricardo Tavares, embaixador na França; Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador no Egito; Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, embaixador na Índia; Julio Bitelli, embaixador na Argentina; Everton Vieira Vargas, embaixador na Santa Sé; e Sérgio França Danese, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 29/05/2023 17:20:14. Última edição: 29/05/2023 17:20:14

Tags: Maria Luiza Viotti Embaixada Do Brasil Nos Estados Unidos

Leia também:

Em encontro, Lula diz que quer retomar parceria com Venezuela

Em encontro, Lula diz que quer retomar parceria com Venezuela

O presidente defendeu a retomada do Conselho de Defesa da América do Sul, para combater crimes como narcotráfico nas fronteiras do Brasil com os países vizinhos, com atuação das forças armadas para garantir a soberania dessas nações.

Lula defende retomada de conselho de defesa para América do Sul

Lula defende retomada de conselho de defesa para América do Sul

"Para combater o crime organizado, o narcotráfico e para preparar a defesa fronteiriça é preciso ter Forças Armadas coesas”, disse. Presidente também é favorável à entrada da Venezuela no Brics.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi