Internacional

Lula participa da posse da ex-presidente Dilma Rousseff em Xangai

Além da posse no banco dos Brics, Lula visitará a fábrica da Huawei

Na manhã desta quinta-feira (13), o presidente Lula participa da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do banco do Brics. Na parte da tarde, Lula visita a fábrica da Huawei, a gigante chinesa da área de telecomunicações.

Na sexta-feira (14), em Pequim, o presidente Lula tem um encontro com o presidente chinês Xi Jinping. Mais de vinte acordos bilaterais serão assinados entre o Brasil e a China, um deles será para a construção de um satélite, o sexto de uma linha de satélites construídos a partir da parceria entre os dois países.

Esse novo modelo tem como diferencial uma tecnologia que permite monitoramento de biomas como a floresta amazônica mesmo em dias nublados. Outro acordo será para a implantação da certificação digital para o trâmite de produtos entre Brasil e China, o que deve tornar o processo mais confiável e rápido e também eliminar uma burocracia para o exportador brasileiro.

Uma outra novidade é o acordo para o uso do real e do yuan, a moeda chinesa, nas relações comerciais entre os dois países, eliminando a dependência do dólar.

Por Luana Karen - Repórter da Agência Brasil - Xangai / Edição: Pedro Lacerda - 12/04/2023 19:20:22. Última edição: 12/04/2023 19:20:22

Tags: Brics Dilma Rousseff Lula

Leia também:

Angola e Brasil retomam cooperação na área de sangue e hemoderivados

Angola e Brasil retomam cooperação na área de sangue e hemoderivados

Comitiva de médicos e especialistas do Ministério da Saúde de Angola realiza esta semana uma série de visitas e reuniões em Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Presidente Lula embarca para a China nesta terça-feira

A partir de quinta-feira (12), estão previstas assinaturas de 20 acordos bilaterais. Entre eles, a construção de uma linha de satélites que permite o monitoramento de biomas, como a Floresta Amazônica.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi