Japão: água do mar de Fukushima tem radioatividade abaixo do limite
Ministério do Meio Ambiente informou que água da usina nuclear de Fukushima jogada no oceano é segura para meio ambiente e saúde humana. Despejo provocou protestos no país.
O presidente afirmou que enfrentar as mudanças do clima é prioridade
Ao convocar a união pela busca de soluções sustentáveis e pacíficas, o presidente Lula encerrou, neste domingo, um ciclo de compromissos oficiais pelo continente africano. Antes de embarcar de volta ao Brasil, o presidente participou da 14a cúpula da Comunidade dos Países em Língua Portuguesa, com o tema "Juventude e Sustentabilidade, em São Tomé e Príncipe.
Lula mencionou durante o encontro, na capital São Tomé, que “o enfrentamento à mudança do clima é um dos eixos centrais” da política externa brasileira. Ao tocar no assunto, ele voltou a criticar exigências internacionais em nome da transição ecológica.
Oito países participam da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Ao falar de educação, Lula disse que quer implementar um Acordo de Mobilidade com os demais países de Língua Portuguesa.
Mas destacou que, além de apenas formar os jovens, é preciso pensar no mercado de trabalho, assunto que ele vai conversar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em setembro.
Lula também mencionou que quer retomar o programa Mais Alimentos para a África, como mais uma medida de cooperação, no combate à fome e no estímulo à agricultura familiar. No final da cúpula dos países de língua portuguesa, os líderes das oito nações assinaram a Declaração de São Tomé. Ainda na ocasião do evento, representantes dos dois governos firmaram novos acordos de cooperação na área de investimentos e formação diplomática.
Após a participação na Cúpula da CPLP, o presidente Lula embarcou de volta para Brasília. Nesta segunda-feira, ele sanciona a Lei de Valorização do Salário Mínimo, no Palácio do Planalto. Em setembro, o presidente tem duas viagens internacionais previstas: para a cúpula do G-20, na índia; e para os Estados Unidos, onde participa da assembleia geral da ONU.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 27/08/2023 17:30:04. Última edição: 27/08/2023 17:30:04
Tags: Lula Sustentabilidade
Ministério do Meio Ambiente informou que água da usina nuclear de Fukushima jogada no oceano é segura para meio ambiente e saúde humana. Despejo provocou protestos no país.
Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo mercenário Wagner, estava entre as dez pessoas mortas em um acidente de avião na semana passada, perto de Moscou. Há dois meses Prigozhin liderou motim contra comandantes militares russos.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.