Em Hiroshima, Lula se reúne com primeiro-ministro australiano
O presidente Lula postou nas redes sociais sobre o encontro com o primeiro-ministro australiano e lembrou que os dois países não se encontravam desde 2018.
A primeira reunião de Lula, no Japão, foi com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, com quem o presidente brasileiro destacou a proteção do meio ambiente e da biodiversidade como uma das prioridades neste mandato.
A agenda oficial do G7, cúpula dos sete países mais industrializados do mundo, começou nesta sexta-feira (19), no horário oficial de Brasília. Na cidade de Hiroshima, com 12 horas a mais que o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do primeiro encontro bilateral. Estão previstas nove reuniões com líderes e representantes de instituições internacionais.
A primeira reunião de Lula, no Japão, foi com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, com quem o presidente brasileiro destacou a proteção do meio ambiente e da biodiversidade como uma das prioridades neste mandato. Lula também conversou com o primeiro-ministro australiano sobre formas de evitar a precarização do trabalho, principalmente com a chegada das novas tecnologias, e como fortalecer os sindicatos, como ocorreu, segundo Lula, na reforma trabalhista da Espanha.
A Austrália vai sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino, junto com a Nova Zelândia, em julho e agosto deste ano. Anthony Albanese aproveitou o encontro para convidar o presidente brasileiro, que não conhece o país da Oceania, para acompanhar as partidas.
A relação comercial entre os dois países tem quase 80 anos. O Brasil exportou mais de 700 bilhões de dólares em produtos para a Austrália, somente no ano passado, como equipamentos de construção, café e celulose. Por outro lado, o carvão é o principal produto que o Brasil importa da Austrália.
Neste fim de semana, o G7 promove três sessões temáticas, com participação do Brasil e outros países convidados. Além disso, Lula tem mais encontros bilaterais com chefes de estado e empresários japoneses. A segunda bilateral vai ser com o anfitrião, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, prevista para a noite desta sexta-feira, no horário de Brasília, manhã de sábado (20) no Japão.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 19/05/2023 14:45:04. Última edição: 19/05/2023 14:45:04
Tags: G7 Lula No Japão
O presidente Lula postou nas redes sociais sobre o encontro com o primeiro-ministro australiano e lembrou que os dois países não se encontravam desde 2018.
A partir de 1º de janeiro do ano que vem, passa a ser ilegal para as lojas de aplicativos oferecer a famosa plataforma de vídeos.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.