Internacional

Lula participa de reunião preparatória do G20 nesta quarta-feira

Primeira reunião do G20 Brasil terminou nesta terça-feira em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quarta-feira (13) da reunião conjunta das trilhas de Sherpas e das Finanças do G20 Brasil. É a primeira vez que as duas trilhas fazem reunião conjunta na fase inicial de discussões do G20.

Lula participa de reunião preparatória do G20 nesta quarta-feira
© Antonio Cruz/ Agência Brasil

A primeira reunião do G20 Brasil terminou nesta terça-feira (12), em Brasília. O encontro reuniu os sherpas, que são os emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho. Amanhã, inicia a reunião da Trilha de Finanças, que reúne vice-ministros das Finanças e vice-presidentes de bancos centrais do G20.

A reunião dos sherpas contou com a presença de autoridades das maiores economias do mundo, 19 países mais União Africana e União Europeia, além dos oito países convidados. No encerramento do encontro, o  ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou os três objetivos da presidência brasileira (inclusão social e combate à fome; transição energética e desenvolvimento sustentável e reforma das instituições de governança global) e salientou a intenção do Brasil em fomentar a participação social no processo do G20.

“Ao assumir a presidência do G20, não planejamos resolver os problemas do mundo. Nosso plano é apresentar-lhes um conjunto de bons pontos de partida, e estamos prontos para dar nossa parcela de contribuição. Durante nossa presidência, trabalharemos para construir um consenso dentro do grupo, ouvindo todos os membros e buscando o mais alto nível de ambição para que o G20 produza resultados”, disse o ministro.

Após este primeiro ciclo, as próximas reuniões do G20 estão previstas para o ano que vem, 2024, na segunda semana de janeiro, por videoconferência.

O Grupo dos Vinte (G20) reúne os países com as maiores economias do mundo e é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 13/12/2023 07:20:12. Última edição: 13/12/2023 07:20:12

Tags: Reunião G20 Brasil Trilha De Finanças União Africana União Europeia

Leia também:

Brasil entrega 11 toneladas de alimentos doados pelo MST a Gaza

Brasil entrega 11 toneladas de alimentos doados pelo MST a Gaza

ONU denuncia que a fome tem aumentado no enclave palestino, enquanto Israel bombardeia a região para onde mandou a população migrar.

Embates entre Israel e Hamas se intensificam após veto dos EUA

Embates entre Israel e Hamas se intensificam após veto dos EUA

Os embates entre Israel e Hamas se intensificaram após mais um veto de cessar-fogo dos EUA. Palestinos estão sendo pressionados na fronteira com o Egito. 80% já deixaram suas casas.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi