Internacional

Lula pede união do Brics pelo fim da guerra na Ucrânia

Para o presidente, a busca pela paz é um “dever coletivo”

Com mais uma crítica ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, o presidente Lula pediu a união de países do Brics – grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China, e África do Sul – pelo fim da guerra na Ucrânia. Para ele, a busca pela paz é um “dever coletivo”. 

Lula pede união do Brics pelo fim da guerra na Ucrânia
© Ricardo Stuckert/PR

É o que ele disse, nesta quarta-feira (23), durante o discurso na sessão plenária da 15ª Cúpula do Brics, em Joanesburgo, África do Sul. Lula voltou a citar a agenda climática e destacou a importância de uma governança global no cumprimento dos acordos pelo clima e a responsabilidade de países desenvolvidos. 

O presidente Lula defendeu a criação de um sistema financeiro internacional, de uma moeda comum e destacou a importância do Novo Banco de Desenvolvimento. 

O Novo Banco de Desenvolvimento é o nome do banco de desenvolvimento multilateral criado pelos cinco países do Brics, e é comandado pela ex-presidenta Dilma Rousseff. 

Lula também citou as desigualdades de gênero que o mundo ainda enfrenta. Para ele, o “pleno desenvolvimento econômico e social” só vai acontecer com o empoderamento e a valorização das mulheres. 

O presidente brasileiro também mencionou outro assunto a ser discutido entre os demais líderes: a entrada de outras nações no Brics. Segundo ele, “o interesse de vários países” é reconhecimento da relevância do bloco, que deve atuar nas preocupações do chamado Sul Global. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 23/08/2023 11:30:05. Última edição: 23/08/2023 11:30:05

Tags: Lula Brics Cúpula Do Brics Guerra Na Ucrânica

Leia também:

Lula diz que moeda do Brics reduzirá vulnerabilidades

Lula diz que moeda do Brics reduzirá vulnerabilidades

Sistema multilateral de comércio deve ser reavivado para voltar a atuar como ferramenta para um comércio justo, previsível e não discriminatório, afirmou Lula.

Brasil quer contribuir para paz justa e duradoura na Ucrânia, diz Lula

Brasil quer contribuir para paz justa e duradoura na Ucrânia, diz Lula

Lula disse que o Brasil tem posição histórica de defesa da soberania e considerou positivo número crescente de países engajado na tentativa de atingir acordo para encerrar a guerra na Ucrânia.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi