Internacional

Lula pretende abrir consulado brasileiro em Angola

Seria o primeiro em um país de língua portuguesa na África

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende abrir um consulado em Angola. O primeiro em um país de língua portuguesa na África. A declaração aconteceu neste sábado (26), durante a inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa, na capital Luanda. Lula falou sobre a importância de reforçar o intercâmbio e o comércio entre o Brasil e os países africanos: 

Lula pretende abrir consulado brasileiro em Angola
© Canal Gov

Essa é a terceira vez que Lula visita Angola, e a primeira que ele visita o continente africano desde o início do terceiro mandato. Segundo ele, trata-se de uma visita histórica, lembrando que Angola tem a maior comunidade brasileira no continente, com cerca de 30 mil pessoas no país.  

Em declaração à imprensa no último dia de visita a Angola, o presidente comentou sobre a necessidade de melhorar a negociação da dívida externa dos países africanos, para que o continente possa se desenvolver.

Ainda em Luanda, Lula defendeu uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. 

Na sexta-feira (25), Lula recebeu a Grande Ordem António Agostinho Neto, a mais alta condecoração do Estado angolano; e anunciou acordos bilaterais em diversas áreas, entre elas: ciência e tecnologia, educação e saúde.  

Lula encerra neste sábado a visita oficial a Angola; e segue para São Tomé e Príncipe, onde participa da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa. 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista - 26/08/2023 14:10:12. Última edição: 26/08/2023 14:10:12

Tags: Lula Angola

Leia também:

Em Angola, Lula defende reforma do Conselho de Segurança da ONU 

Em Angola, Lula defende reforma do Conselho de Segurança da ONU 

O presidente brasileiro quer a entrada de mais países no órgão. Ele avalia que a entidade já não mais representa “aquilo para o qual foi criada”.

Lula quer abrir consulado geral em Luanda

Lula quer abrir consulado geral em Luanda

O presidente lembrou que o país africano já abriga a maior comunidade brasileira no continente, com cerca de 30 mil brasileiros.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi