O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende criar um centro de cooperação policial dos países da Amazônia, em Manaus. Ele defendeu a proposta neste sábado (8), na Colômbia, ao lado do presidente do país vizinho, Gustavo Petro. Lula falou ainda na criação de um comitê de especialistas para monitorar a floresta, com dados dos países amazônicos.
© Cláudio Kbene/PR
As declarações foram feitas no encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, que foi realizada na cidade de Letícia, na Colômbia.
Lula disse que as polícias e os sistemas de Justiça dos países amazônicos têm que trabalhar juntos contra os crimes que ultrapassam as fronteiras.
Outra proposta do presidente é institucionalizar o Observatório Regional da Amazônia, de modo a sistematizar dados de todos os países, para orientar as políticas públicas.
Lula defendeu, ainda, a integração dos países nas áreas de saúde e economia sustentável, no combate à biopirataria, à violência de gênero e à exploração sexual.
O presidente brasileiro disse que os países com florestas tropicais têm que exigir juntos que as nações mais ricas cumpram a promessa de repassar US$100 bilhões, por ano, para a ação climática. E defendeu uma reforma do Fundo Global para o Meio Ambiente, para dar mais espaço a Brasil, Colômbia e Equador.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Brasília / Edição: Daniel Ito/Fabíola Sinimbú - 08/07/2023 17:40:04. Última edição: 08/07/2023 17:40:04