Internacional

Lula quer fortalecer Brics com entrada de mais países

Presidente também falou sobre criação de moeda comum

Pouco antes de iniciar os encontros oficiais na Cúpula do Brics, o presidente Lula disse que quer fortalecer o bloco, com a entrada de mais países. Quer também debater uma moeda comum. Segundo ele, a ideia não é fazer um contraponto a outros blocos econômicos.

Lula quer fortalecer Brics com entrada de mais países

A declaração foi dada nesta terça-feira (22) logo antes de participar do Fórum empresarial do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul, durante a transmissão semanal da live Conversa com o Presidente. Lula disse que quer a criação de uma moeda comum, no Brics, que tire a dependência do dólar nas transações comerciais.

E nesse sentido de fortalecer o bloco e propor uma moeda comum, Lula também quer o fortalecimento do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, o bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Além de outras nações, o presidente brasileiro defendeu a entrada da Argentina no Brics. Segundo ele, o Brasil não pode falar em desenvolvimento industrial sem mencionar o país vizinho, que enfrenta uma crise econômica.

Outro ponto que citou durante a transmissão foi o das questões climáticas. Lula voltou a defender que os países ricos assumam a responsabilidade pelos desmatamentos e poluições que promoveram durante a industrialização. Mas, para isso, o presidente quer a criação de uma “governança global” efetiva, o que ele não acredita que exista na ONU, Organização das Nações Unidas.

O presidente defende a entrada de mais países como membros permanentes no Conselho de Segurança da ONU, sobretudo os demais membros do Brics, além de Rússia e China, que já fazem parte.

Depois da transmissão do Conversa com o Presidente, Lula seguiu para o Diálogo do Fórum Empresarial do Brics. Lembrando que, na África do Sul, são cinco horas a mais que o horário oficial de Brasília.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 22/08/2023 15:05:04. Última edição: 22/08/2023 15:05:04

Tags: Cúpula Do Brics Lula Conversa Com O Presidente

Leia também:

Incêndios se espalham por Grécia, Espanha e Itália

Países europeus sofrem com condições climáticas quentes, de muita seca e com ventos que os cientistas associaram às mudanças climáticas.

Adesão de novos países e integração econômica estão na agenda do Brics

Adesão de novos países e integração econômica estão na agenda do Brics

Décima quinta Cúpula do Brics começa nesta terça-feira (22), em Joanesburgo, África do Sul, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi