Quem é o chefe mercenário russo Yevgeny Prigozhin?
Prigozhin fundou grupo militar privado em 2014. Mercenários ocuparam cidade na Ucrânia em invasão liderada pela Rússia, além de lutarem a Líbia, Síria e Mali
Da agenda, constam temas da agenda bilateral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (26), a partir das 12h, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em visita oficial ao Brasil.
© Joédson Alves/ Agência Brasil
No Palácio do Planalto, eles tratarão dos principais temas da agenda bilateral e, em seguida, participam de um almoço no Palácio Itamaraty, às 13h30.
Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma nova grave crise econômica, com desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação argentina chegou a 104% ao ano.
Lula tem buscado articular iniciativas de ajuda aos países vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras.
Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. Além da posse de Lula, em janeiro, o presidente brasileiro fez uma visita oficial à Argentina na sua primeira viagem internacional.
Já Fernández veio outras duas vezes a Brasília – uma para se reunir diretamente com o presidente da República, em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.
Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 26/06/2023 08:30:40. Última edição: 26/06/2023 08:30:40
Tags: Lula Alberto Fernández Brasil Argentina
Prigozhin fundou grupo militar privado em 2014. Mercenários ocuparam cidade na Ucrânia em invasão liderada pela Rússia, além de lutarem a Líbia, Síria e Mali
O líder do grupo, Yevgeny Prigozhin, ordenou que sua tropa, que estava a caminho de Moscou, retornasse ao acampamento, para evitar derramamento de sangue.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.