Internacional

Lula viaja para Europa e deve visitar Itália e França

O presidente deve encontrar o Papa Francisco além de autoridades

O presidente Lula viaja, nesta madrugada, para Europa, onde terá agendas na Itália, no Vaticano e na França. O Itamaraty informou os principais pontos da agenda do presidente da República.

Nesta terça-feira, Lula terá agendas pessoais.

Lula encontrará com o presidente da República Italiana, Sergio Matarrella, na quarta-feira, para discutir pautas de interesse dos dois países, como o Acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Não há encontro previsto com a primeira ministra da Itália, Giorgia Meloni.

A secretária de Europa do Itamaraty, Maria Luisa Escorel, ressalta a importância da viagem à Itália.

A última viagem de um presidente do Brasil para a Itália foi em 2015, com a ex-presidenta Dilma Rousseff.

Lula encontra ainda na quarta, com Papa Francisco, no Vaticano, para discutir questões relacionadas ao combate a pobreza, meio ambiente e a guerra na Ucrânia.

Na quinta e na sexta, o presidente Lula estará em Paris, na França, para Cúpula sobre Novo Pacto Financeiro Global. Philip Fox, diretor de Departamento de Política Econômica do Itamaraty, explica que o Brasil rá defender a necessidade de políticas que abordem o desenvolvimento sustentável de maneira integral.

Lula também vai encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, na sexta. Há também encontro confirmado com presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Outros encontros com autoridades estrangeiras ainda podem ser confirmados.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 19/06/2023 20:25:03. Última edição: 19/06/2023 20:25:03

Tags: Lula Papa Francisco

Leia também:

Fifa convida Vinícius Jr para liderar comitê antirracismo

O comitê vai sugerir punições mais rígidas para o racismo no futebol, a serem implementadas por todos os países-membros. Em maio, o atacante brasileiro foi alvo de agressões racistas por torcedores do Valência.

Rússia marca eleição em territórios recém-anexados para 10 de setembro

Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson, deverão eleger governadores em setembro. Ucrânia e o ocidente não reconhecem a anexação das regiões.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi