Internacional

Macron propõe que coalizão anti-Estado Islâmico aja contra o Hamas

Presidente francês está em Jerusalém onde se reuniu com Netanyahu

O presidente francês, Emmanuel Macron, propôs nesta terça-feira (24) que uma coalizão internacional que luta contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria seja ampliada para incluir a luta contra o grupo militante palestino Hamas em Gaza.

Macron não deu detalhes sobre como a coalizão de dezenas de países liderada pelos Estados Unidos, da qual Israel não faz parte, poderia ser envolvida.

Falando ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Jerusalém, Macron enfatizou que França e Israel têm no terrorismo seu "inimigo comum".

"A França está pronta para que a coalizão internacional contra o Daesh, da qual participamos para operações no Iraque e na Síria, lute também contra o Hamas", disse ele aos repórteres, referindo-se ao Estado Islâmico.

Macron, que alertou contra os riscos de um conflito regional, também disse que a luta contra o Hamas "precisa ser sem misericórdia, mas não sem regras".

Netanyahu não comentou diretamente a proposta de Macron, mas afirmou que a luta é uma batalha entre o "eixo do mal" e "o mundo livre".

"Essa batalha não é apenas nossa... é a batalha de todos", disse ele.

Coalizão

A coalizão liderada pelos EUA que combate o Estado Islâmico foi formada em setembro de 2014.

O que começou como uma grande operação militar que ajudou a "proporcionar a derrota militar do Daesh no Iraque e na Síria", concentra-se agora no aconselhamento e assistência aos parceiros locais, inclusive com reconhecimento e inteligência, para garantir que o Estado Islâmico não recupere terreno perdido, afirma a coligação em seu site. A coalização opera principalmente no Iraque.

Agência Brasil / Por Noemie Olive e Michel Rose – Repórteres da Reuters - JERUSALÉM - 24/10/2023 10:15:13. Última edição: 24/10/2023 10:15:13

Tags: Emmanuel Macron Benjamin Netanyahu Terrorismo Guerra Conflito No Oriente Médio Diplomacia

Leia também:

Brasileiro está desaparecido em Israel, informa Itamaraty

Homem, que tem cidadania brasileira e israelense, é o único brasileiro considerado desaparecido. Desde o início do conflito, três brasileiros foram mortos pelos ataques do Hamas.

Lula e Putin conversam sobre corredor humanitário na Faixa de Gaza

Lula e Putin conversam sobre corredor humanitário na Faixa de Gaza

Nesta segunda-feira (23), os dois presidentes conversaram por telefone. De acordo com nota do Palácio do Planalto, Lula destacou a urgência para criar corredor que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos na Faixa de Gaza.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi