Brasileiros ficam fora da 5ª lista de autorizados a deixar Gaza
Expectativa do Itamaraty é que 34 brasileiros que aguardam para sair sejam autorizados amanhã (8), informou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira
Brasileiros ficam de fora desta quinta lista com liberados para passar pela fronteira de Gaza com o Egito pelo terminal de Rafah.
Mais de 600 pessoas de oito países foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza, nesta terça-feira (7). Nenhum brasileiro foi relacionado.
Essa é a quinta lista com liberados para passar pela fronteira de Gaza com o Egito pelo terminal de Rafah. No total, são 605 estrangeiros.
Entre eles, 159 da Alemanha, 104 da Romênia, 102 da Ucrânia, seguidos de cidadãos do Canadá, França, Filipinas, Moldávia e Reino Unido.
O conflito entre Israel e Hamas completa um mês nesta terça-feira. Mais de 11.400 pessoas morreram: 10 mil palestinos e mais de mil israelenses.
Em Gaza, o número de feridos chega a 25 mil. Já em Israel, passa dos cinco mil.
A expectativa do Itamaraty é que os 34 brasileiros que aguardam autorização para deixar Gaza sejam incluídos numa próxima lista a ser divulgada nesta quarta-feira (8).
O grupo segue abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, perto da fronteira com o Egito.
De acordo com o Itamaraty, desde 9 de outubro, os nomes foram informados às chancelarias egípcia e israelense e às autoridades de Gaza.
Segundo o governo, veículos contratados seguem de prontidão para passar com o grupo por Rafah até o Egito, com destino ao aeroporto do Cairo.
Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso - 07/11/2023 11:20:31. Última edição: 07/11/2023 11:20:31
Tags: Guerra Israel Hamas Gaza
Expectativa do Itamaraty é que 34 brasileiros que aguardam para sair sejam autorizados amanhã (8), informou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira
Diante de um ataque surpresa do Hamas em 7 de outubro, Israel declarou guerra. Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que grupo pagará preço sem precedentes.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.