Internacional

Mauro Vieira pede que ONU continue diálogo pela paz no Oriente Médio

Proposta de cessar-fogo feita pelo Brasil foi vetada pelos EUA

Ao fazer críticas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, fez um apelo para o avanço das negociações de paz no Oriente Médio, e descreveu a situação na região como “terrível”.

Mauro Vieira pede que ONU continue diálogo pela paz no Oriente Médio

A declaração foi dada neste sábado, durante a participação na Cúpula da Paz do Cairo, capital do Egito. Ao lado de líderes de diversos países e do secretário-geral da ONU, António Guterrez, o chanceler brasileiro fez um apelo para que as Nações Unidas continuem o diálogo pela paz, mesmo depois de o Conselho de Segurança ter rejeitado, por parte dos Estados Unidos, a proposta brasileira para os conflitos.

Mauro Vieira ainda lembrou dos cidadãos brasileiros que esperam ser resgatados na Faixa de Gaza, e disse que Israel precisa cumprir suas responsabilidades.

O chanceler Mauro Vieira também destacou que o governo brasileiro condena os ataques terroristas do Hamas em Israel, ocorridos no dia sete de outubro.

Organizada pelo Egito, país africano que faz fronteira com a Faixa de Gaza, a Cúpula da Paz do Cairo discute o conflito entre Israel e o Hamas e formas de a comunidade internacional atuar. Participam do encontro, além do Brasil, países do Oriente Médio e da Europa.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 21/10/2023 15:50:05. Última edição: 21/10/2023 15:50:05

Tags: Conflito No Oriente Médio Israel Palestina Hamas ONU

Leia também:

Poeta feminista palestina morre aos 32 anos durante bombardeio em Gaza

Poeta feminista palestina morre aos 32 anos durante bombardeio em Gaza

Nos últimos dias, ela usava a conta no Twitter para se referir ao novo conflito instalado na Faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro.

Cúpula: Vieira diz que Brasil está pronto para apoiar esforços de paz

Chanceler brasileiro está na Cúpula da Paz no Cairo, representando o presidente Lula, após o Brasil ser convidado pelo Egito para participar da Cúpula ao lado de outros países-membros do Conselho de Segurança da ONU.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi