Internacional

Medo e angústia: brasileiros relatam situação em Israel após ataques

O Ministério das Relações Exteriores tem acompanhado a situação das comunidades brasileiras em Israel e Palestina. São estimados 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.

Brasileiros relatam momentos de pânico em Israel, devido aos ataques realizados a partir da Faixa de Gaza. Pelo menos 100 pessoas morreram em Israel e cerca de 500 ficaram feridas. O contra-ataque na Palestina causou mais 198 mortes, segundo autoridades médicas no território. 

O Ministério das Relações Exteriores tem acompanhado a situação das comunidades brasileiras em Israel e Palestina. São estimados 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. 

A jornalista brasileira Carolina Rizzo está em Tel Aviv. Ela relata que a situação é angustiante. 

O brasileiro Felipe Bichof também é testemunha do ataque. Ele diz que ninguém consegue entender como isso foi acontecer. 

Karina Calandrin, assessora do Instituto Brasil Israel, explica o conflito e diz que foi sem precedentes. 

Karina acrescenta que a data escolhida também foi estratégica, pois era Shabat, dia do descanso dos judeus, que recentemente relembraram os 50 anos da Guerra da Yom Kippur. 

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 08/10/2023 12:40:05. Última edição: 08/10/2023 12:40:05

Tags: Ataques Israel

Leia também:

Avião da FAB sai hoje do Brasil para a repatriação de cidadãos

O governo federal reservou seis aeronaves para trazer de volta os brasileiros que estão na zona de conflito e queiram voltar para o país.

Reunião no Itamaraty analisa conflitos em Israel e na Palestina

São estimados 20 mil brasileiros residentes na região. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, um brasileiro foi ferido e dois estão desaparecidos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi