Internacional

México: Venezuelanos pedem por voos humanitários para voltar para casa

Muitos estão no México porque foram deportados dos Estados Unidos. Desde dia o 13 de outubro uma nova lei aprovada pelo Congresso Norte Americano tornou mais difícil a entrada de venezuelanos no país.

Venezuelanos no México pedem por voos humanitários para voltarem para casa. Muitos deles estão no país porque foram deportados dos Estados Unidos. 

Ana Villa Lobos saiu da Venezuela meses atrás com o único filho. O destino Estados Unidos. Ela diz que nesse tempo passou fome, frio, atravessou o rio e floresta a pé. Mas ao chegar na fronteira teve que desistir.

Desde dia o 13 de outubro uma nova lei aprovada pelo Congresso Norte Americano tornou mais difícil a entrada de venezuelanos no país. A norma diz que os Estados Unidos só vai receber 24 mil novos venezuelanos e eles devem chegar de avião.

Os imigrantes ilegais que tentam entrar na pé pela fronteira com o México são deportados de volta ao país vizinho. Já que os Estados Unidos não tem relações diplomáticas com a Venezuela. Só que a maioria sequer tem como sobreviver no México.

Ana Villa Lobos do começo da reportagem está em um dormitório cedido pela igreja católica enquanto tenta voltar pra casa. Outra venezuelana Hélia Garcia chegou a entrar nos Estados Unidos mas foi deportada, agora ela tem esperança de conseguir emprego no México. 

Segundo as Nações Unidas nos últimos anos sete milhões de venezuelanos deixaram o país por causa da crise econômica e social, mas sem emprego em outros países alguns acabam voltando. Em 2018 o presidente venezuelano Nicolás Maduro criou um programa para repatriar quem quisesse retornar ao país, segundo o governo venezuelano até agora 30 mil fizeram a viagem de volta.

Com informações da Reuters

Agência Brasil / Por Iara Balduino - Repórter da TV Brasil - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde - 01/11/2022 15:15:41. Última edição: 01/11/2022 15:15:41

Tags: Imigração De Venezuelanos

Leia também:

Terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter atinge o Japão

Os tremores foram sentidos em várias áreas leste e nordeste do país, incluindo Fukushima. Não há registro de vítimas ou danos materiais.

Pesquisador sueco é vencedor do Nobel de medicina

Svante Pääbo foi escolhido por ter revolucionado o estudo da origem humana ao desenvolver uma técnica pra mapear DNAs a partir de restos arqueológicos e paleontológicos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi