Internacional

Ministra francesa das Relações Exteriores vem ao Brasil semana que vem

Encontro com chanceler brasileiro deve preparar vinda de Macron

A ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, virá ao Brasil na semana que vem para encontro com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Será a primeira visita de chanceler francês ao país desde 2019. O encontro que deve preparar a vinda do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil.

No último dia 26 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema de Macron e reforçou o convite para o francês visitar o Brasil. Para o presidente brasileiro, uma boa oportunidade seria na Cúpula dos Países Amazônicos, que está sendo organizada pelo Brasil nos próximos meses. O país europeu tem soberania sobre a Guiana Francesa, que está inserida no bioma amazônico.

Ontem (31 de janeiro), a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, recebeu a diretora para Américas do Ministério das Relações Exteriores da França, Michèle Ramis, e o conselheiro para Américas do presidente francês, Walid Fouque. O encontro foi preparativo à visita de Catherine Colonna ao Brasil.

De acordo com o Itamaraty, as autoridades trataram da retomada da parceria estratégica entre Brasil e França, incluindo nas agendas de meio ambiente, defesa, ciência e tecnologia, cooperação transfronteiriça e coordenação no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 01/02/2023 16:00:20. Última edição: 01/02/2023 16:00:20

Tags: França Ministra Das Relações Exteriores Da França Catherine Colonna Emmanuel Macron

Leia também:

Clima e migração serão tema de encontro entre Lula e Biden nos EUA

Presidente Joe Biden quer “fortalecer ainda mais o estreito relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil" e reafirmar o apoio dos EUA à democracia brasileira.

Lula propõe grupo para mediar paz entre Rússia e Ucrânia

Presidente brasileiro confirmou ter vetado o envio de munições de tanques de guerra à Ucrânia por não concordar com o conflito do país com a Rússia.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi