Itamaraty anuncia embaixador extraordinário para Mudança do Clima
Cargo foi recriado pelo presidente Lula e será exercido pelo diplomata Luiz Figueiredo Machado. Embaixador vai coordenar a candidatura do Brasil para sediar a COP 30.
Mudança ocorre a pedido do governo turco
A missão humanitária brasileira que está na Turquia passará a operar em outra região do país. A pedido do governo turco, a equipe brasileira irá apoiar as ações de busca e resgate de vítimas do terremoto na cidade de Hatay, localizada no sul do país.
© Divulgação/MDR
De acordo com o Itamaraty, representantes do governo turco solicitaram reforço de atendimento na província. A missão brasileira deixará Kahramanmaras e se deslocará para Hatay ainda neste fim de semana.
“Os representantes do governo turco informaram a necessidade de reforço nas operações de busca e resgate em Hatay, devido aos grandes impactos ocorridos também naquela região, e convidaram a missão brasileira a integrar seus esforços. Após reunião local do comando da missão brasileira com as equipes paulista, mineira e capixaba, a demanda turca foi imediatamente aceita e os preparativos para a mudança iniciados”, diz nota do Ministério das Relações Exteriores.
No novo local, as equipes brasileiras irão integrar as ações de busca e resgate em curso, coordenadas pela defesa civil da Turquia, além de atendimento médico a desabrigados.
A ajuda humanitária brasileira chegou a Turquia no início do mês, após o país ter registrado terremoto de magnitude 7.8 na escala. Participam da operação 42 especialistas em busca e regaste urbano, sendo 34 bombeiros de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo, médicos e defesa civil.
O governo brasileiro enviou ainda seis toneladas de equipamentos para dar suporte às equipes durante os trabalhos e quatro cães farejadores para ajudar na localização das vítimas.
Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 17/02/2023 19:30:11. Última edição: 17/02/2023 19:30:11
Tags: Terremoto Turquia Missão Brasileira Ajuda Humanitária
Cargo foi recriado pelo presidente Lula e será exercido pelo diplomata Luiz Figueiredo Machado. Embaixador vai coordenar a candidatura do Brasil para sediar a COP 30.
Em conversa por telefone com Ursula von der Leyen, o combate ao desmatamento também foi pauta. No Twitter, Ursula disse estar ansiosa para visitar o Brasil em breve.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.