Internacional

Morre o papa emérito Bento XVI

Ele renunciou ao papado 2013, alegando que estava com a saúde frágil

Morreu neste sábado o papa Bento XVI. Joseph Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 em uma pequena cidade da Alemanha.

O papa Francisco surpreendeu o mundo ao pedir orações quando, no último dia 28 de dezembro, divulgou que o estado de saúde do papa emérito inspirava cuidados. Na ocasião pediu uma oração especial por Bento XVI.

Joseph Ratzinger foi nomeado cardial em 1977 e prefeito da Congregação para doutrina da Fé em 1981. O papa de número 265 foi eleito no conclave de 2005, aos 78 anos, sendo de João Paulo II, que faleceu naquele ano também por problemas de saúde aos 84 anos.

Bento XVI renunciou ao papado 2013, alegando que estava com a saúde frágil e a idade avançada para as exigências do cargo. Foi a primeira renúncia de um papa em mais de 600 anos. Por isso era chamado de emérito, título adotado pelo papa quando este decide abdicar.

Foi sucedido então pelo papa Francisco. Em 2020, um jornal alemão já tinha antecipado que ele estaria gravemente doente, bastante frágil e com a voz praticamente inaudível. Desde a renúncia, o papa emérito vivia em um mosteiro nos Jardins do Vaticano. O anúncio de sua morte gerou homenagens em todo o mundo.

*Com produção de Daniel Lima

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Radiojornalismo - GT Passos - 31/12/2022 12:50:07. Última edição: 31/12/2022 12:50:07

Tags: Papa Bento XVI Morre

Leia também:

Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Joseph Ratzinger exerceu o pontificado de 2005 a 2013. No último dia 28 de dezembro, o Vaticano informou que o estado de saúde de Bento XVI havia se agravado em razão do avanço da idade.

Violência de gangues faz Jamaica renovar estado de emergência

Estado de emergência e a nova legislação sobre armas fizeram com que o crime violento no país diminuísse. Houve 1.463 assassinatos na Jamaica em 2021, informou a polícia.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi