Internacional

Morre o sociólogo italiano Domenico De Masi

Pensador ficou conhecido mundialmente pela obra Ócio Criativo, onde defendia uma redução do excesso de trabalho para que o ser humano pudesse se voltar mais ao ócio contemplativo e criativo. Em 2019, lançou o livro "Uma simples revolução", uma análise das transformações do conceito de trabalho ao longo da história.

Morreu em Roma neste sábado (9), aos 85 anos, o escritor e sociólogo italiano Domenico De Masi, autor do livro "Ócio Criativo". Em meados de agosto passado, Di Masi descobriu que tinha uma doença invasiva enquanto curtia férias em Ravello, na Itália.

Morre o sociólogo italiano Domenico De Masi

Di Masi ficou famoso pelo conceito de que o ócio é um fator que estimula a criatividade pessoal. Ele foi professor emérito de sociologia do trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.

Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o sociólogo. Foi seu primeiro compromisso ao pisar em solo italiano. Os dois conversaram sobre a conjuntura política atual no Brasil e na Itália, as questões sociais que preocupam os dois países, e abordaram a necessidade de se estabelecer a paz tanto na Europa quanto no resto do mundo.

Em maio de 2019, Domenico lançou, no Rio de Janeiro, o livro “Uma simples revolução”. A obra apresenta um panorama histórico da evolução do conceito de trabalho — e propõe que nos reorientemos em direção a uma civilização menos ocupada em busca do dinheiro e do poder; e mais ociosa, voltada à introspecção, à criatividade e à convivência. Trata-se de uma continuidade das reflexões sobre o "ócio criativo", conceito que ganhou centralidade no best-seller que Domenico De Masi lançou em 2000. 

Na época, Domenico dizia que há mais de duas décadas vinha observando que a tecnologia oferece às sociedades humanas a oportunidade de promover uma redução na obsessão pelo trabalho e uma recuperação da capacidade de contemplação, ócio e divertimento.

Ele classificava a atual sociedade como pós-industrial e fazia a defesa da adoção do home office e da diluição das fronteiras entre o lazer e um trabalho mais prazeroso e produtivo, com maiores intervalos de descanso.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Daniel Ito/Francisco Sousa - 10/09/2023 13:20:03. Última edição: 10/09/2023 13:20:03

Tags: Sociólogo Falecimento

Leia também:

Lula cobra clareza de europeus sobre acordo com Mercosul

Lula cobra clareza de europeus sobre acordo com Mercosul

Na opinião do presidente, a decisão já está mais no âmbito político do que técnico.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi