Internacional

Mortos na tragédia da Líbia já passam dos 10 mil

Autoridades líbias anunciaram uma investigação para apurar responsabilidades. Em Derna, quatro dias depois da tragédia, as águas geralmente turquesa do Mediterrâneo ainda estão barrentas e familiares procuram por desaparecidos no mar.

A tragédia na Líbia. Os mortos passam dos 10 mil e o prefeito de Derna, a cidade mais devastada, disse que o número pode ficar entre 18 mil e 20 mil com base na extensão dos danos.

Mortos na tragédia da Líbia já passam dos 10 mil

A Organização Meteorológica Mundial afirmou hoje que a maior parte das mortes poderia ter sido evitada, caso os sistemas de alerta do país estivessem operantes. O secretário geral da organização disse que se houvesse um serviço meteorológico funcionando normalmente teria emitido avisos e os gestores de emergências poderiam ter evacuado as pessoas

Autoridades líbias anunciaram uma investigação para apurar responsabilidades. Em Derna, quatro dias depois da tragédia, as águas geralmente turquesa do Mediterrâneo ainda estão barrentas e familiares procuram por desaparecidos no mar. 

O trabalho árduo de busca pelos escombros prossegue. As equipes locais apelam pelo envio de mais sacos plásticos para armazenar os corpos. Com o processo de decomposição, cresce o medo da proliferação de doenças.

Apenas na noite dessa quarta, os dois governos paralelos da Líbia anunciaram um esforço conjunto para gerenciar a crise. Voluntários que chegam de outras partes do país reclamam da falta de comando.

O Crescente Vermelho, equivalente a Cruz Vermelha no mundo árabe, estima que os mortos já ultrapassam 10 mil e os desaparecidos 20 mil. Mais de três mil desabrigados se amontoam em sete abrigos da cidade.

Equipes da Turquia já atuam em Derna e Alemanha e Itália enviaram mais ajuda.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Brasilia - 14/09/2023 18:10:04. Última edição: 14/09/2023 18:10:04

Tags: Líbia Tragédia Mortos

Leia também:

Na Rússia, Kim Jong-un promete guerra sagrada contra Ucrânia

Na Rússia, Kim Jong-un promete guerra sagrada contra Ucrânia

A expectativa é de que a Rússia tente obter armamentos para utilizar na invasão da Ucrânia. Em troca, forneceria apoio em energia, alimentos e tecnologia para desenvolvimento de armas.

Brasileiro que escapou de prisão é preso nos Estados Unidos

Brasileiro que escapou de prisão é preso nos Estados Unidos

Foi preso nos Estados Unidos o brasileiro que escapou de uma prisão na Pensilvânia. Centenas de policiais atuavam nas buscas que duraram duas semanas. Danilo Cavalcante é condenado à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada, também brasileira. Até o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, participou do anúncio da captura ao lado do chefe da polícia do estado. O brasileiro foi cercado em uma mata e contido primeiro por um cachorro da polícia. Nenhum tiro foi disparado. O comboio, que transportou o Danilo, foi saudado pela população.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi