Internacional

Movimentos sociais defendem novas bases para acordo Mercosul e UE

Lideranças avaliam que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia precisa ser refeito a partir de novas bases que acompanhem as mudanças que o mundo vivenciou, com prioridade para os temas da solidariedade entre os povos e sustentabilidade.

Representantes de movimentos sociais defendem que o acordo do Mercosul com a União Europeia precisa ser refeito a partir de novas bases que acompanhem as mudanças que o mundo vivenciou, com prioridade para os temas da solidariedade entre os povos e sustentabilidade.

Movimentos sociais defendem novas bases para acordo Mercosul e UE

Durante a Cúpula Social do Mercosul, Adhemar Mineiro, da Rede Brasileira de Integração dos Povos, lembrou que o acordo começou a ser desenhado há mais de 20 anos e teve seu processo inicial fechado em 2019, com um Mercosul ultraliberal, durante os governos dos presidentes Jair Bolsonaro, no Brasil, e Maurício Macri, da Argentina.

Raiara Pires, do Via Campesina, Movimento pela Soberania Popular na Mineração, cobrou participação social nas discussões de negociações internacionais, com a união dos saberes populares e acadêmicos. Ela também defendeu que o acordo precisa ser reiniciado.

Flávio Schuch, secretário executivo adjunto da Secretaria-Geral da Presidência, explicou que as negociações internacionais têm regras específicas de acesso e sigilo, mas que há um compromisso do governo brasileiro de que esse processo vai ser ampliado. O secretário esclareceu ainda que as bases do acordo de 2019 não interessam ao governo.

A Cúpula Social do Mercosul acontece até esta terça-feira no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro. Na quinta-feira será realizado o encontro dos chefes de Estado dos países que compõem o bloco: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está suspensa desde 2017.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Radio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda - 04/12/2023 22:35:12. Última edição: 04/12/2023 22:35:12

Tags: Acordo Mercosul E União Europeia Comércio Cúpula Social

Leia também:

Israel amplia ataques na Faixa de Gaza após trégua de uma semana

Israel amplia ataques na Faixa de Gaza após trégua de uma semana

Militares avançam por terra pelo sul e ordenam a retirada da população em parte da principal cidade da região. Antes concentrada no norte, a ofensiva israelense agora segue para o sul.

Venezuelanos apoiam criação de novo estado na fronteira com a Guiana

Venezuelanos apoiam criação de novo estado na fronteira com a Guiana

O referendo tem caráter consultivo por o resultado não autoriza a Venezuela a anexar a região. Mas foi uma forma de o governo tentar apoio para reivindicar o território do país vizinho.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi