Chanceler brasileiro discute guerra com ministro do Catar
Ministros discutiram a gravidade das confrontações em Gaza, a necessidade de um imediato cessar-fogo e também sobre os últimos esforços para libertação dos reféns.
Os alimentos seguem para a região da Faixa de Gaza nesta segunda-feira (30). A aeronave VC-2, da Força Aérea Brasileira, segue para o Egito com carregamento de arroz, derivados de milho e leite e açúcar.
Enquanto cerca de 30 brasileiros esperam ser resgatados da Faixa de Gaza, duas toneladas de alimentos, doados pelo MST, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, seguem para a região nesta segunda-feira (30).
A aeronave VC-2, da Força Aérea Brasileira, segue para o Egito com carregamento de arroz, derivados de milho e leite e açúcar. A entrega foi acompanhada pela dirigente nacional do MST, Cassia Bechara. Segundo ela, a meta é doar 100 toneladas de alimentos à população palestina.
De acordo com o governo federal, a representação brasileira em Ramala, na Cisjordânia, acompanha a situação dos cerca de 30 brasileiros que aguardam a abertura da fronteira de Gaza com o Egito, para embarcarem na aeronave da FAB, que aguarda no país africano.
A situação humanitária em Khan Yunis, Sul de Gaza, está piorando, de acordo com o embaixador Alessandro Candeas. Segundo ele, “as perspectivas são de rápida degradação das condições de vida e segurança” e, por isso, “os brasileiros têm que ser autorizados a sair o mais rápido possível pelas partes envolvidas”, disse o embaixador. O grupo de brasileiros está hospedado em residências alugadas pelo governo federal.
Além disso, o governo relata as dificuldades em se encontrar água potável, que fica mais escassa e mais cara.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves - 30/10/2023 17:25:34. Última edição: 30/10/2023 17:25:34
Tags: Conflito No Oriente Médio MST Faixa De Gaza Palestinos Alimentos
Ministros discutiram a gravidade das confrontações em Gaza, a necessidade de um imediato cessar-fogo e também sobre os últimos esforços para libertação dos reféns.
Hasan Rabee foi à rua para mostrar a destruição. Ele conta que vizinhos tentaram salvar as pessoas atingidas pela bomba.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.