Internacional

Na Argentina, Lula se encontra com chefes de governo 

Presidente participou da 7ª Cúpula da Celac, em Buenos Aires

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma série de encontros bilaterais com chefes de governo e representantes de organismos multilaterais, na tarde desta terça-feira (24), em Buenos Aires, capital da Argentina. As reuniões ocorreram às margens da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que reúne 33 países do hemisfério.  

Na Argentina, Lula se encontra com chefes de governo 
© Ricardo Stuckert/PR

Lula está em viagem à Argentina, a primeira internacional após tomar posse no cargo. Ontem (23), teve encontro com o presidente do país, Alberto Fernández, para retomada das relações bilaterais. 

O primeiro encontro bilateral do dia, após discursar na plenária da Celac, foi com primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley. Segundo Lula, a reunião serviu para estreitar a relação entre os dois países. "Queremos aproximar ainda mais, buscando voltar a ter transporte aéreo entre nossos países", postou em postagem nas redes sociais.

Em seguida, Lula se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel e destacou a retomada do diálogo internacional do Brasil a partir do seu governo. "O Brasil restabelecendo suas relações diplomáticas no mundo", disse o governante brasileiro.

Outro encontro bilateral do dia ocorreu com o presidente do  Conselho Europeu, Charles Michel. "Estamos conversando com o mundo sobre cooperação e parcerias pela paz, desenvolvimento econômico, sustentabilidade e prosperidade", apontou Lula.

A agenda do presidente do Brasil ainda incluiu uma reunião com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu. 

Uruguai

O giro internacional de Lula prossegue nesta quarta-feira (25), quando ele se desloca de Buenos Aires para Montevidéu, onde terá uma reunião bilateral com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. Lula também receberá um prêmio da prefeitura de Montevidéu pela atuação em defesa do meio ambiente. O presidente brasileiro ainda se encontrará com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, em sua chácara nos arredores da capital. Em seguida, Lula retorna ao Brasil. 

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fábio Massalli - 24/01/2023 20:45:09. Última edição: 24/01/2023 20:45:09

Tags: Lula Celac Encontros Bilaterais Cuba Conselho Europeu

Leia também:

Brasil retorna à Celac após três anos de afastamento

Brasil retorna à Celac após três anos de afastamento

Grupo busca integração e a coordenação política, econômica e social de todos os 33 países da região latino-americana e caribenha, e discute temas como meio ambiente, segurança alimentar e energética, transportes, desarmamento nuclear e transformação digital.

OMS busca US$2,5 bilhões para combater emergências de saúde

Organização responde ao que diz ser um número sem precedentes de 54 emergências de saúde em todo o mundo, incluindo 11 que classifica como nível mais alto.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi