Internacional

Na Itália, Lula diz que manutenção da atual taxa de juros é irracional

Durante coletiva em Roma, ele citou Selic em 13,75% e inflação em 5%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como irracional a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22) em Roma, na Itália, Lula voltou a fazer críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Na Itália, Lula diz que manutenção da atual taxa de juros é irracional
© Ricardo Stuckert/PR

“Não se trata do governo ficar brigando com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central hoje é a sociedade brasileira”, disse, ao citar a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), varejistas e pequenos e médios produtores.

“É irracional o que está acontecendo no Brasil, você ter uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%.”

“Tenho cobrado dos senadores. Foram os senadores que colocaram esse cidadão lá. Então os senadores têm que analisar se ele está cumprindo aquilo que foi aprovado para ele cumprir. Na lei que está aprovada, ele tem que cuidar da inflação, do crescimento econômico e da geração de empregos. Então ele tem que ser cobrado. É só isso.”

Na Itália, antes de embarcar para a França, Lula disse ainda que Campos Neto joga contra a economia brasileira.

“Não existe explicação aceitável do porquê a taxa de juros está 13,75%. Nós não temos inflação de demanda”, avaliou. “Acho sinceramente que esse cidadão está jogando contra os interesses da economia brasileira”, concluiu.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 22/06/2023 08:45:12. Última edição: 22/06/2023 08:45:12

Tags: Lula Roma Itália Selic Banco Central

Leia também:

Em viagem oficial à Itália, Lula encontra o Papa Francisco

O presidente Lula teve uma audiência, no Vaticano, com o Papa Francisco. A conversa foi sobre a paz no mundo, e Lula foi presenteado com um quadro que remete à guerra na Ucrânia.

Submersível continua desaparecido e tem oxigênio até a manhã de quinta

As equipes que procuram pelo submersível que desapareceu enquanto tentava chegar aos estroços do Titanic passaram a concentrar as buscas em uma área onde equipamentos detectaram ruídos subaquáticos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi