Na última parada da viagem à Ásia, o presidente Lula se reuniu, nos Emirados Árabes, com o presidente e Emir de Abu Dhabi, xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Na pauta, assinatura de diversos acordos comerciais e ambientais. São acordos relacionados ao comércio bilateral que, só no ano passado, movimentou quase U$ 6 bilhões, principalmente com a exportação brasileira de carne bovina e frango. Da parte do meio ambiente, preocupação com as energias renováveis e o compromisso de zerar emissões de gases de efeito estufa até 2050.
© Ricardo Stuckert/PR
Na reunião, Lula lembrou os números expressivos do comércio entre os dois países nas diversas áreas e falou sobre a COP 28, evento que Abu Dhabi vai sediar no fim do ano.
Esta foi a primeira vez que os Emirados Árabes receberam uma visita de um chefe de estado durante o Ramadâ, o mês sagrado dos muçulmanos, o que exigiu “sacrifícios e compromissos” por parte do xeique e demais autoridades,segundo o presidente Lula.
Após o encontro, Lula volta ao Brasil, faz uma parada em Portugal, neste domingo, e chega a Brasília por volta de nove da noite.
Agência Brasil / Por Priscila Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde - Editora Web - 15/04/2023 17:45:21. Última edição: 15/04/2023 17:45:21