Internacional

Nos Emirados Árabes, Lula se reúne com o presidente de Abu Dhabi

Foram assinados diversos acordos comerciais e ambientais

Na última parada da viagem à Ásia, o presidente Lula se reuniu, nos Emirados Árabes, com o presidente e Emir de Abu Dhabi, xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Na pauta, assinatura de diversos acordos comerciais e ambientais. São acordos relacionados ao comércio bilateral que, só no ano passado, movimentou quase U$ 6 bilhões, principalmente com a exportação brasileira de carne bovina e frango. Da parte do meio ambiente, preocupação com as energias renováveis e o compromisso de zerar emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Nos Emirados Árabes, Lula se reúne com o presidente de Abu Dhabi
© Ricardo Stuckert/PR

Na reunião, Lula lembrou os números expressivos do comércio entre os dois países nas diversas áreas e falou sobre a COP 28, evento que Abu Dhabi vai sediar no fim do ano.

Esta foi a primeira vez que os Emirados Árabes receberam uma visita de um chefe de estado durante o Ramadâ, o mês sagrado dos muçulmanos, o que exigiu “sacrifícios e compromissos” por parte do xeique e demais autoridades,segundo o presidente Lula.

Após o encontro, Lula volta ao Brasil, faz uma parada em Portugal, neste domingo, e chega a Brasília por volta de nove da noite.

Agência Brasil / Por Priscila Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde - Editora Web - 15/04/2023 17:45:21. Última edição: 15/04/2023 17:45:21

Tags: Visita A China Lula Em Abu Dhabi Presidente Lula

Leia também:

Brasil acompanha com preocupação tentativa de tomada do poder no Sudão

Informação está em nota divulgada, neste sábado, pelo Itamaraty. Ofensiva partiu do grupo Forças de Apoio Rápido, que afirma ter assumido o controle do palácio presidencial e de aeroportos.

Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos

Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos

Assinatura ocorreu durante recepção no palácio presidencial de Abu Dhabi, onde presidente jantou com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi