Internacional

Novo grupo de reféns e presos palestinos deve ser libertado hoje

É o 2º de quatro dias de trégua entre o movimento islamita e Israel

As autoridades israelenses anunciaram neste sábado (25) que 14 reféns feitos pelo Hamas e 42 prisioneiros palestinos deverão ser libertados nas próximas horas, no segundo de quatro dias da trégua entre o movimento islamita e Israel.

A trégua renovável de quatro dias, obtida na quarta-feira sob mediação do Catar com o apoio dos Estados Unidos e do Egito, prevê a libertação de um total de 50 reféns detidos na Faixa de Gaza e de 150 palestinos detidos nas prisões israelenses

Um vídeo de dois minutos, divulgado pelo Hamas nessa sexta-feira (24), mostrava combatentes mascarados, armados com espingardas, vestindo fardas militares e a fita verde do braço armado do movimento entregando os primeiros reféns ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os 24 reféns libertados ontem (13 israelenses, entre eles uma luso-israelita, dez tailandeses e um filipino) chegaram depois a Israel pelo Egito. Israel, por seu lado, libertou 39 palestinos detidos em suas prisões.

"Isso é apenas o início, mas até agora está correndo bem", disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acrescentando que há "possibilidade real" de prolongar a trégua.

"Ainda há cerca de 215 reféns em Gaza", disse o porta-voz do Exército israelense, Doron Spielman. "Não sabemos, em muitos casos, se estão vivos ou mortos".

Entre os reféns restantes encontram-se 20 cidadãos tailandeses, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros tailandês.

Em Tel Aviv, rostos sorridentes de reféns libertados foram projetados na fachada do Museu de Arte ontem à noite, com as palavras: "Estou de volta à casa".

Perto do hospital pediátrico Schneider, em Petah Tikva, nos arredores de Tel Aviv, as pessoas aplaudiram e agitaram bandeiras israelenses quando os dois helicópteros que transportavam os reféns libertados se aproximaram.

"Estou feliz por ter me reunido com a minha família. Não faz mal sentir alegria e não faz mal derramar uma lágrima. É humano", diz Yoni Asher, que acabava de se reunir com a mulher Doron e as duas filhas de dois e quatro anos, em vídeo transmitido pelo Fórum das Famílias dos Reféns.

"Mas não estou a festejar e não festejarei enquanto os últimos reféns não regressarem às suas casas", acrescentou.

Uma porta-voz do Hospital Schneider informou que as quatro crianças e as quatro mulheres ex-reféns internadas já estavam com suas famílias, "rodeadas por equipes médicas e psicossociais", e que o seu estado era "bom".

Os outros cinco reféns libertados, mulheres idosas, estão no Hospital Wolfson em Holon, perto de Tel Aviv, "em estado estável" e recebendo cuidados adequados, também com as famílias, segundo o porta-voz do hospital.

O Exército israelense estima que cerca de 240 pessoas tenham sido raptadas pelo Hamas durante o sangrento ataque feito pelos comandos islamitas em território israelita no dia 7 de outubro. 

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que fez da libertação dos reféns condição prévia para qualquer cessar-fogo, disse nesta sexta-feira que estava determinado a trazê-los todos de volta a Israel.

Antes da libertação dos 24 reféns, o Hamas já tinha libertado quatro pessoas e o Exército israelense tinha recuperado outra. Mais dois reféns, incluindo um soldado, foram encontrados mortos em Gaza pelas tropas israelenses.

Agência Brasil / Por RTP* - Tel Aviv - 25/11/2023 09:05:11. Última edição: 25/11/2023 09:05:11

Tags: Conflito No Oriente Médio Guerra Israel Hamas Gaza Reféns Libertação

Leia também:

Reféns do Hamas, mulheres e crianças começam a ser libertados

Reféns do Hamas, mulheres e crianças começam a ser libertados

Essa libertação faz parte do acordo entre os dois lados do conflito. Para ter de volta os reféns do Hamas, Israel se comprometeu a libertar cerca de 40 prisioneiros palestinos. Também faz parte do acordo a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Cruz Vermelha faz operação para transferir reféns de Gaza

Porta-voz confirmou que 24 reféns já foram transferidos para fora de Gaza e entregues às autoridades egípcias na passagem da fronteira de Rafah em um comboio de quatro carros.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi