Internacional

OMS declara encerrada a epidemia de ebola em Uganda

A doença foi responsável pela morte de 55 pessoas, a segunda com maior número de óbitos no país.

A Organização Mundial de Saúde declarou encerrada a epidemia de ebola em Uganda. A doença foi responsável pela morte de 55 pessoas, a segunda com maior número de óbitos no país.

Desde setembro, quando o primeiro caso foi detectado, até novembro, a doença se espalhou por nove distritos do país, inclusive a capital, Kampala.

Pelo menos 142 casos foram confirmados no surto. Ainda há 22 óbitos relacionados à doença, sete destes foram de profissionais de saúde.

A variante do vírus, chamada de Ebola do Sudão, é uma das seis variantes que não têm tratamento e vacina. 

De acordo com a OMS, mais de 4 mil pessoas tiveram contato com pacientes positivos, todos foram monitorados por 21 dias após o contato. O último paciente da epidemia recebeu alta ainda em novembro, quando começou a contagem regressiva de 42 dias para o fim do surto.

Nos critérios da OMS, uma epidemia de ebola é encerrada quando não há nenhum caso confirmado ou provável durante o dobro do período de incubação da infecção, totalizando 42 dias.

A OMS destacou que apesar do fim do surto, as autoridades de saúde mantêm a vigilância e estão em prontidão para um eventual caso. Os países vizinhos de Uganda seguem em alerta.

Com supervisão de Raquel Mariano Rodrigues

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / GT Passos - 12/01/2023 20:22:07. Última edição: 12/01/2023 20:22:07

Tags: Ebola África Uganda Doença

Leia também:

OEA manifesta apoio ao governo brasileiro e repudia ataques golpistas

OEA manifesta apoio ao governo brasileiro e repudia ataques golpistas

A manifestação da organização ocorreu durante reunião extraordinária do Conselho Permanente convocada especialmente para analisar os atos antidemocráticos.

EUA: causa de falha que interrompeu voos não está clara, diz Biden

A jornalistas, Biden disse que conversou com o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, e eles devem ter uma noção do que desencadeou a interrupção em algumas horas.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi