Internacional

OMS e Cruz Vermelha pedem para Líbia parar com enterros coletivos

Cruz Vermelha enviou um carregamento de cinco mil sacos para corpos

A Organização Mundial da Saúde e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediram a Líbia que pare de enterrar as vítimas das enchentes em valas coletivas.

OMS e Cruz Vermelha pedem para Líbia parar com enterros coletivos

Um relatório da ONU aponta que mais de mil pessoas já foram enterradas assim, o que pode dificultar a identificação, prolongando o sofrimento das famílias e causando problemas jurídicos.

A OMS argumentou que os corpos de vítimas de desastres naturais quase nunca representam uma ameaça à saúde. Exceto quando perto de fontes de água potável.

A Cruz Vermelha disse ter enviado um carregamento de cinco mil sacos para corpos. Já o braço das Nações Unidas para assuntos humanitários e emergências afirmou a Líbia carece de equipamentos para os resgates e abrigo, alimentação e cuidados médicos para os sobreviventes.

Nas redes sociais os líbios recuperaram uma reportagem de 2020 que mostrava estragos da chuva e moradores preocupados com as condições das barragens construídas na década de 70 e que se romperam no último domingo. Nesta sexta-feira muitos moradores participaram das tradicionais orações islâmicas.

* Com informações da gente a Reuters.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter da TV Brasil - Brasília - 15/09/2023 20:40:08. Última edição: 15/09/2023 20:40:08

Tags: Líbia ONU Cruz Vermelha

Leia também:

Morre, aos 91 anos, o artista colombiano Fernando Botero

Morre, aos 91 anos, o artista colombiano Fernando Botero

Nascido na cidade de Medellín, Botero foi o criador do movimento artístico “boterismo” caracterizado por personagens volumosos que o tornaram reconhecido em todo o mundo.

Índia tenta controlar surto do vírus Nipah

Índia tenta controlar surto do vírus Nipah

O vírus Nipah causa danos cerebrais e tem uma taxa de mortalidade de 75%. Duas pessoas morreram e três estão internadas. Um lockdown foi decretado e a testagem intensificada.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi