Internacional

ONU busca diálogo para garantir acesso de suprimentos em Gaza

OMS também pediu um corredor humanitário para pessoas doentes

O coordenador humanitário da ONU, Martin Griffiths, vai a Israel buscar diálogo para garantir o acesso de suprimentos, medicamentos e comida para a Faixa de Gaza.

ONU busca diálogo para garantir acesso de suprimentos em Gaza

Ele fez um apelo para que civis em deslocamento sejam protegidos e para que não se ataque a infraestrutura civil.

Para o representante da ONU, Estados Unidos, Reino Unido, União Europeia e o mundo árabe têm obrigação de garantir que as vidas dos civis sejam protegidas e as regras de guerra respeitadas. Ele ainda defendeu a liberação de 199 israelenses feitos reféns pelo Hamas.

A Organização Mundial de Saúde alertou que as interrupções de energia e escassez de medicamentos nos hospitais na Faixa de Gaza e na Cisjordânia estão impedindo o salvamento de vidas. A organização ainda registrou mortes e ferimentos de profissionais de saúde pelos bombardeios de Israel, além de 111 ataques a unidades de saúde.

A OMS também pede um corredor humanitário para pessoas doentes e movimentação de pessoal e suprimentos essenciais de saúde.

A Força de Defesa de Israel afirma que sua inteligência coletou celulares, câmeras e documentos de integrantes do Hamas, dando detalhes do plano de ataque às comunidades israelenses próximas à Faixa de Gaza. Os documentos seriam uma evidência do ataque premeditado contra civis em Israel pelo Hamas

Civis israelenses de 28 comunidades também foram retirados da fronteira com o Líbano, após ataques do Hezbollah. Segundo Israel, até o momento, 600 mil moradores do norte da Faixa de Gaza deixaram a região, após seu ultimato.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda - 16/10/2023 21:05:04. Última edição: 16/10/2023 21:05:04

Tags: ONU Guerra Israel Hamas Palestina

Leia também:

Profissionais de saúde apelam por resgate de vítimas no Oriente Médio

Profissionais de saúde apelam por resgate de vítimas no Oriente Médio

Carta enviada à ONU é uma iniciativa da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública, que reúne entidades sanitaristas de 130 países e representam cerca de 5 milhões de médicos e enfermeiros.

Governo envia voo para resgate de brasileiros e entrega de insumos

Governo envia voo para resgate de brasileiros e entrega de insumos

Aeronave KC-30, da FAB, transporta 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e itens de saúde, como luvas e seringas, suficientes para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi