Internacional

Operação israelense causa mais de 8 mortes e 50 feridos palestinos

Os ataques ocorreram na cidade palestina de Jenin, na Cisjordânia. Território que, de acordo com as resoluções da ONU, juntamente com a Faixa de Gaza, deveria compor um futuro estado palestino.

Na cidade palestina de Jenin, na Cisjordânia, o exército israelense realiza mais uma grande operação que, até agora, resultou em pelo menos oito palestinos mortos e 50 feridos. Em 21 de junho, uma outra grande ofensiva na localidade já tinha deixado vítimas. 

Operações dessa escala são raras na Cisjordânia desde o fim da Segunda Intifada, revolta dos palestinos contra a ocupação israelense, há 20 anos. E ataques com drones não eram usados na região desde 2006. 

O sol já se punha nesta segunda-feira (3) na Cisjordânia, quando novos ataques com drones atingiram Jenin. A operação não tem prazo para acabar. Pela manhã, drones israelenses ainda sobrevoavam a região. Para remover barreiras, tratores do exército de Israel destruíram fios elétricos e o calçamento de ruas. O dia foi de intensos tiroteios entre soldados israelenses e militantes palestinos.

Jenin fica no norte da Cisjordânia. Território que, de acordo com as resoluções da ONU, juntamente com a Faixa de Gaza, deveria compor um futuro estado palestino. No conflito israelo-palestino, grandes operações militares e bombardeios são mais frequentes em Gaza, que é controlada pelos grupos militantes Hamas e Jihad islâmica palestina.

Próximo à cidade, fica um campo de refugiados palestinos com cerca de 14 mil pessoas, em uma área de menos de meio quilômetro quadrado. Em resposta à operação, palestinos também protestaram em Gaza, ateando fogo em pneus perto da cerca com israel. O ministro do exterior de Israel, Eli Cohen, disse que não luta contra os palestinos, mas sim contra terroristas financiados pelo Irã para desestabilizar o país. 

O primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh, afirmou que Israel cometeu um novo crime no campo de refugiados. E que além dos mortos e feridos, as forças israelenses destruíram a infraestrutura e as propriedades de moradores inocentes.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 03/07/2023 18:40:06. Última edição: 03/07/2023 18:40:06

Tags: Cisjordânia Ataque Israel Palestina

Leia também:

Cúpula do Mercosul vai debater acordo com União Europeia

O presidente Lula participa nesta terça-feira (4) da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, em Puerto Iguazú, na Argentina. O Brasil vai assumir a presidência temporária do bloco sul-americano com mandato até o fim de 2023.

Secretário-geral da ONU visita Haiti e pede força interncional

Secretário-geral da ONU visita Haiti e pede força interncional

"Estou em Porto Príncipe para expressar minha total solidariedade com o povo haitiano e fazer um apelo à comunidade internacional para continuar ao lado do Haiti, diz António Guterres.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi