Internacional

Países pedem que Talibã respeite direitos das mulheres no Afeganistão

Declaração foi assinada por dez membros da ONU

Dez países-membros das Nações Unidas, incluindo o Japão e o Reino Unido, emitiram uma declaração conjunta sobre o Dia Internacional da Mulher. Eles instam o grupo islâmico Talibã a salvaguardar os direitos das mulheres no Afeganistão.

O Talibã tem adotado medidas para limitar os direitos das mulheres, como, por exemplo, proibir meninas de frequentar escolas do ensino médio.

Na quarta-feira (8), o embaixador da Albânia na ONU, Ferit Hoxha, leu a declaração afirmando que mulheres e meninas no Afeganistão estão enfrentando uma das piores crises de direitos humanos do mundo.

O documento exige que o Talibã reverta imediatamente todas as medidas opressivas contra as mulheres e meninas, além de respeitar os direitos humanos de todos os afegãos.

Posteriormente, o Conselho de Segurança das Nações Unidas discutiu a situação no Afeganistão. Países-membros, sobretudo do Ocidente, expressaram preocupação com as medidas do Talibã.

Agência Brasil / Por NHK - Tóquio - 09/03/2023 14:57:16. Última edição: 09/03/2023 14:57:16

Tags: Talibã Afeganistão ONU Direitos Humanos Dia Internacional Da Mulher

Leia também:

Geórgia retira projeto de lei de inspiração russa, após ira nas ruas

Durante dois dias e duas noites, milhares de pessoas protestaram nas ruas da capital Tiblissi contra a possível aproximação do Executivo a um regime autoritário.

Programa Artemis: cápsula Orion pode voltar à Lua em missão tripulada

Revisão contínua de dados obtidos pela missão demonstrou segurança dos sistemas projetados. Regresso humano à superfície lunar, está previsto para o final de 2025.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi