Internacional

Palestino-brasileiro fala sobre bombardeios na Faixa de Gaza

Hasan Rabee, de 30 anos, descreveu para nossa reportagem como tem sido viver na Faixa de Gaza sob intenso bombardeio de Israel. Ele está na cidade de Khan Younis, próximo à fronteira com o Egito.

"Mais um bombardeio por Israel, com certeza vai ter bastante feridos e mortos. Infelizmente o que estamos vivendo é muito triste, mais do que você imagina."

Palestino-brasileiro fala sobre bombardeios na Faixa de Gaza

Esse é o palestino-brasileiro Hasan Rabee, de 30 anos, que descreveu para nossa reportagem como tem sido viver na Faixa de Gaza sob intenso bombardeio de Israel. Ele está na cidade de Khan Younis, próximo à fronteira com o Egito.   

Hasan conta que estão vivendo sem água e sem luz, que foram cortados por Israel. Além disso, ele relata que há dificuldade em encontrar comida, que a maioria da população fica trancada dentro de casa e que os bombardeiros são contínuos e diários.   

Hasan é naturalizado brasileiro e trabalha como vendedor na cidade de São Paulo, há 10 anos, desde quando resolveu deixar a Palestina por causa dos conflitos com Israel. Ele chegou à Gaza cerca de uma semana antes dos bombardeios para visitar familiares, acompanhado das duas filhas brasileiras, de três e seis anos de idade, e da esposa também brasileira.   

A família brasileira tentou sair de Gaza pela fronteira de Rafah, na fronteira do Egito, mas o local foi destruído pelo bombardeio de Israel.  

Nossa reportagem também conversou com a palestina Huda Al Assar que vive com a família na Faixa de Gaza. Ela conta que todas as famílias têm recebido os parentes que perdem as casas por causa dos bombardeiros.   

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, existem 22 brasileiros em Gaza que manifestaram o interesse de deixar a região. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente de Israel, Isaac Herzog, nessa quinta-feira, e apelou ao mandatário para que permita a abertura de um corredor humanitário que permita às pessoas saírem da Faixa de Gaza. 

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista - 13/10/2023 11:25:04. Última edição: 13/10/2023 11:25:04

Tags: Israel Hamal Palestina Conflito Israel-Hamas

Leia também:

Convocado pelo Brasil, Conselho de Segurança da ONU discute guerra

Convocado pelo Brasil, Conselho de Segurança da ONU discute guerra

Representantes das Nações Unidas na Faixa de Gaza foram informados por militares israelenses que teriam 24 horas para evacuar o norte da região com mais de 1,1 milhão de pessoas.

Ordem para retirada de civis de Gaza é "horrenda", diz ONU

"A escala e a velocidade da crise humanitária que está se desenrolando são de arrepiar os ossos. Gaza está se tornando rapidamente um buraco do inferno e está à beira do colapso."

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi