Internacional

Paramilitares do Sudão entram em confronto com Forças Armadas do país

Os paramilitares alegam terem tomado o controle do Palácio do Governo e de outros locais estratégicos. Os militares negam as informações. Em nota, governo brasileiro diz que acompanha, com preocupação, os conflitos armados no Sudão.

O principal grupo paramilitar do Sudão, no norte da África, entrou em confronto com as Forças Armadas do país nesse sábado.  

Os paramilitares alegam terem tomado o controle do Palácio do Governo e de outros locais estratégicos. Os militares negam as informações. 

Os confrontos que eclodiram nesse final de semana fazem parte de uma disputa de poder no país africano após a deposição, em 2019, do autocrata Omar Al-Bashir. O grupo que está no poder e os paramilitares da chamada Forças de Apoio Rápido, atuaram juntos para depor o ditador Omar quatro anos atrás, mas não entraram em acordo sobre a transição do poder. 

Em nota, governo brasileiro diz que acompanha, com preocupação, os conflitos armados no Sudão. O Itamaraty informou que apoia a negociação entre as lideranças sudanesas para que se restabeleça um governo civil de transição.  

Segundo o Ministério das Relações exteriores, existem cerca de 15 brasileiros no país que estão recebendo suporte da embaixada do Brasil na região.  

*Com informações da TV Brasil

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde - Editora Web - 18/04/2023 20:00:04. Última edição: 18/04/2023 20:00:04

Tags: Sudão Conflitos No Sudão Itamaraty

Leia também:

Chanceler russo diz que há interesse em acabar rapidamente com guerra

Chanceler russo diz que há interesse em acabar rapidamente com guerra

Em visita ao Brasil, o ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov se reuniu, no Palácio do Itamaraty, com seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira.

SpaceX adia lançamento da Starship com o foguete Super Heavy

Empresa confirmará em breve o motivo do adiamento, bem como o horário da nova tentativa de lançamento, a partir da Starbase, no Texas (EUA).

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi