Internacional

Pelo menos 87 pessoas foram enterradas em vala comum no Sudão

Denúncia é do escritório dos direitos humanos da ONU

O escritório de direitos humanos da ONU informou nesta quinta-feira (13) que pelo menos 87 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram enterradas em uma vala comum em Darfur Ocidental, no Sudão, dizendo ter informações confiáveis de que foram mortas pelas Forças de Apoio Rápido (RSF) do país.

Representantes da RSF negaram qualquer envolvimento, dizendo que o grupo paramilitar não faz parte do conflito em Darfur Ocidental.

A violência motivada por etnias aumentou nas últimas semanas, acompanhando os combates entre facções militares rivais que eclodiram em abril e levaram o país à beira de uma guerra civil. Em El Geneina, testemunhas e grupos de direitos humanos relataram ondas de ataques da RSF e das milícias árabes contra o povo não árabe Masalit, incluindo tiros à queima-roupa.

"De acordo com informações críveis reunidas pelo Escritório, aqueles enterrados na vala comum foram mortos pela RSF e sua milícia aliada entre 13 e 21 de junho", disse o comunicado da ONU.

A população local foi forçada a se livrar dos corpos, incluindo os de mulheres e crianças, na cova rasa em uma área aberta perto da cidade entre 20 e 21 de junho, acrescentou.

"Condeno veementemente o assassinato de civis e indivíduos fora de combate e estou ainda mais chocado com a maneira insensível e desrespeitosa com que os mortos, suas famílias e comunidades foram tratados", afirmou o alto comissário da ONU para os direitos humanos, Volker Turk, na mesma nota, pedindo uma investigação.

Uma autoridade de alto escalão da RSF, que não quis ser identificada, disse que "nega completamente qualquer conexão com os eventos em Darfur Ocidental, já que não fazemos parte disso e não nos envolvemos em um conflito porque o conflito é tribal".

Agência Brasil / Por Emma Farge e Khalid Abdelaziz - Reuters - Genebra - 13/07/2023 12:30:18. Última edição: 13/07/2023 12:30:18

Tags: Sudão Guerra ONU Violações De Direitos Humanos Vala Comum Darfur Ocidental

Leia também:

Mais de 70 milhões sofrem com insegurança alimentar no Brasil, diz ONU

Um relatório elaborado por cinco agências da ONU, divulgado hoje, aponta que mais de 70 milhões de pessoas no Brasil sofrem com insegurança alimentar e esse contingente é quase o dobro do observado no período pré-pandemia.

Cúpula da Otan se reúne pela primeira vez após a adesão da Finlândia

Começou, hoje, em Vilnius, capital da Lituânia, a cúpula de dois dias da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. Em pauta, o fortalecimento da aliança, com a promessa de mais investimentos por parte dos integrantes.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi