Internacional

Pequim confirma: balão que sobrevoa América Latina é de origem chinesa

País alega, no entanto, que equipamento é de natureza civil

O governo chinês disse hoje (6) que o balão visto sobre a América Latina, e designado pelos Estados Unidos (EUA) como dispositivo de "vigilância", tem origem na China, mas é de "natureza civil".

Os militares norte-americanos abateram, no último sábado (4), por ordem do presidente norte-americano, Joe Biden, o primeiro balão chinês que sobrevoava os Estados Unidos há vários dias, provocando fortes críticas de Pequim.

No dia anterior, o Departamento de Defesa dos EUA) disse ter visto um segundo "balão de vigilância chinês" sobre a América Latina. A Colômbia também anunciou, no fim de semana, que um balão sobrevoou o seu território.

"Verificamos que o balão não tripulado veio da China. É de natureza civil e é usado para testes de voo", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Mao Ning.

"Devido ao efeito do clima e às suas limitações em termos de condições de manobras, o balão desviou-se muito da trajetória planejada e foi parar no espaço aéreo da América Latina e do Caribe", afirmou Mao Ning, em entrevista.

A porta-voz não especificou a qual entidade pertence o balão.

A Força Aérea colombiana disse que o balão foi detectado sexta-feira de manhã e monitorado até sair do espaço aéreo do país.

As autoridades militares da Colômbia asseguraram que o dispositivo em momento algum "ameaçou" a segurança e a defesa do país. Não foram dados detalhes do seu paradeiro ou trajetória.

Os militares norte-americanos abateram, no sábado, ao largo da costa do estado da Carolina do Sul, no Sudeste do país, o primeiro balão chinês, considerado pelo Pentágono como dispositivo de espionagem.

A China disse que se tratava de um balão de uso civil e acusou os Estados Unidos de "exagerarem" ao usar a força.

*É proibida a reptodução deste conteúdo.

Agência Brasil / Por RTP* - Pequim - 06/02/2023 08:55:32. Última edição: 06/02/2023 08:55:32

Tags: Balão China América Latina

Leia também:

Coreia do Norte critica exercícios aéreos entre EUA e Coreia do Sul

Coreia do Norte diz que a resposta para as tentativas militares dos Estados Unidos terá como base o princípio de “bomba nuclear por bomba nuclear e confronto total por confronto total.”

Brasil volta a ter representação diplomática na Venezuela

A informação foi confirmada pelo embaixador Flávio Macieira. Ele disse que o objetivo inicial é criar as condições de trabalho na embaixada, que estava fechada desde março de 2020.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi