Internacional

Pesquisador sueco é vencedor do Nobel de medicina

Svante Pääbo foi escolhido por ter revolucionado o estudo da origem humana ao desenvolver uma técnica pra mapear DNAs a partir de restos arqueológicos e paleontológicos.

O sueco Svante Pääbo foi o vencedor do prêmio Nobel de medicina deste ano. Segundo a academia, ele foi escolhido por ter revolucionado o estudo da origem humana ao desenvolver uma técnica pra mapear DNAs a partir de restos arqueológicos e paleontológicos.

Svante Pääbo é geneticista e diretor do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, em Leipzig, na Alemanha. O trabalho dele provou que o Homo sapiens cruzou com os neandertais, isso permitiu aos cientistas distinguir os genes de humanos vivos hoje dos de hominídeos extintos, e com isso reconhecer o que nos faz exclusivamente humanos.

Ele também descobriu uma espécie totalmente nova de hominídeo, o denisovano, a partir de um osso datado de 40 mil anos atrás.

Agência Brasil / Por Iara Balduíno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Radiojornalismo - GT Passos - 07/10/2022 16:04:55. Última edição: 07/10/2022 16:04:55

Tags: Svante Pääbo Nobel Medicina

Leia também:

História Hoje: Massacre de Budy completa 80 anos

Com golpes de varas, machados e coronhadas de fuzil, 90 mulheres judias de origem francesa perderam a vida, no dia 5 de outubro de 1942, em uma prisão feminina no subcampo de Budy, parte do complexo de Auschwitz, em uma região da Polônia anexada pelos alemães.

Após destruição em Cuba, furacão Ian atinge a costa dos Estados Unidos

O furacão atingiu a costa sudoeste da Flórida, nos Estados Unidos, por volta das 16h30, no horário de Brasília, com velocidade de 241 quilômetros por hora.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi