Internacional

Premiê húngaro Viktor Orbán comparece à despedida de Bento XI

Primeira-ministra italiana também esteve no funeral

Milhares de pessoas, incluindo o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, prestaram homenagem ao papa emérito Bento XVI nesta terça-feira (3), no segundo dia de velório na Basílica de São Pedro.

Orbán, o primeiro chefe de governo a prestar homenagens após a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, ficou com sua esposa diante do corpo de Bento por alguns momentos em oração.

O Vaticano disse que cerca de 25 mil pessoas visitaram o corpo hoje, até meio-dia. Ontem foram 65 mil pessoas.

Entre elas estava a moradora de Roma Loredana Corrao, que disse ser uma grande admiradora do papa, uma figura imponente como acadêmico e um herói para os conservadores, mas também um líder controverso que não tolerava a dissidência teológica.

"Foi uma homenagem apropriada. Foi muito emocionante e comovente. Eu também vim ontem, mas tinha coisas para dizer a ele e também vim hoje", afirmou ela à Reuters.

O papa Francisco tem realizado sua carga de trabalho normal desde a morte de Bento  XVI. Ele tem uma série regular de audiências e reuniões às segundas e terças-feiras e realizará sua audiência geral semanal na quarta-feira (4).

A morte no sábado (31) de Bento XVI, que em 2013 se tornou o primeiro pontífice em 600 anos a renunciar em vez de cumprir a função por toda a vida, pode tornar qualquer decisão sobre renúncia mais fácil para Francisco e para a Igreja, que encontrou dificuldades em ter "dois papas".

Francisco presidirá o funeral de Bento XVI na Praça de São Pedro na quinta-feira (5) diante de uma multidão que, segundo a polícia do Vaticano, será de dezenas de milhares.

Agência Brasil / Por Philip Pullella – Repórter da Reuters - Vaticano - 03/01/2023 15:00:10. Última edição: 03/01/2023 15:00:10

Tags: Papa Emérito Bento XVI Vaticano Velório Viktor Orbán

Leia também:

Morre o papa emérito Bento XVI

Bento XVI renunciou ao papado 2013, alegando que estava com a saúde frágil e a idade avançada para as exigências do cargo. Foi a primeira renúncia de um papa em mais de 600 anos.

Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Joseph Ratzinger exerceu o pontificado de 2005 a 2013. No último dia 28 de dezembro, o Vaticano informou que o estado de saúde de Bento XVI havia se agravado em razão do avanço da idade.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi