Internacional

Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso e convoca eleições

Parlamentares comparam decisão de Castillo a golpe de Estado

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou surpreendentemente, nesta quarta-feira (7), a dissolução temporária do Congresso do país, quando faltavam algumas horas para ele enfrentar a terceira tentativa de destituição promovida por parlamentares da oposição.

Castillo, um líder de esquerda que assumiu o poder em julho de 2021, anunciou o estabelecimento de um "governo de exceção", no momento em que convocou as eleições legislativas, e ao garantir que o atual modelo econômico do país seria respeitado durante o "intervalo" do fechamento do Congresso.

Há três décadas, o então presidente Alberto Fujimori, atualmente preso por abusos a direitos humanos e corrupção, ordenou também a dissolução do Congresso.

A presidente do Tribunal Constitucional do Peru classificou o anúncio de Castillo de "golpe de Estado" e disse que o Congresso do país deve convocar a vice-presidente para assumir.

O presidente do Congresso peruano afirmou que "ninguém deve obedecer a um governo usurpador".

"Prestando atenção às reclamações dos cidadãos por todo o país, tomamos a decisão de estabelecer um governo de exceção, orientado a restabelecer o Estado de Direito e a democracia", disse Castillo em discurso.

Castillo foi convocado ao Congresso às 15h (horário local) para responder a acusações de "incapacidade moral permanente" para governar, em meio a várias investigações e denúncias de suposta corrupção.

Vários parlamentares de oposição consideraram a decisão de Castillo um "golpe de Estado" e chamaram as Forças Armadas para "restabelecer a ordem constitucional".

Com a decisão de Castillo, os ministros de Economia e Relações Exteriores anunciaram pelo Twitter sua renúncia ao cargo.

"Com apego rígido às minhas convicções e valores democráticos e constitucionais, decidi renunciar de maneira irrevogável ao cargo de ministro de Relações Exteriores, após a decisão do presidente Castillo de fechar o Congresso, violando a Constituição", disse o agora ex-chanceler César Landa.

Agência Brasil / Por Agência Reuters - Lima - 08/12/2022 08:03:21. Última edição: 08/12/2022 08:03:21

Tags: Peru Fechamento Do Congresso Golpe De Estado Convocação De Eleições

Leia também:

Governo brasileiro acompanha situação interna do Peru com preocupação

A medida foi anunciada horas depois de Castillo afirmar que dissolveria o Legislativo por decreto. Com a decisão, a vice-presidente Dina Boluarte foi convocada para assumir o cargo.

Alemanha prende 25 suspeitos de conspiração da extrema-direita

Ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, disse que o governo responderá com toda a força da lei contra as ações contra o Estado.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi