Internacional

Presidente Lula embarca para a China nesta terça-feira

A partir de quinta-feira (12), estão previstas assinaturas de 20 acordos bilaterais. Entre eles, a construção de uma linha de satélites que permite o monitoramento de biomas, como a Floresta Amazônica.

Começa na quinta-feira (12), a agenda oficial do presidente Luís Inácio Lula da Silva, na China. Estão previstas assinaturas de 20 acordos bilaterais. Entre eles, a construção de uma linha de satélites, que permite o monitoramento de biomas, como a Floresta Amazônica, mesmo com a presença de nuvens.

O presidente Lula embarcou para o continente asiático nesta terça-feira (11), depois de ter adiado a viagem devido a uma broncopneumonia. A comitiva presidencial é composta por nove ministros, de áreas estratégicas e governadores da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará.

Ainda na China, maior parceiro comercial do Brasil, estão previstos acordos na área de turismo entre os dois países, e novos investimentos. O governo brasileiro ainda quer apresentar ao governo chinês os programas de combate à fome, de proteção ao meio ambiente e de desenvolvimento sustentável.

A professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, Regiane Bressan, destaca que a ida de Lula é uma sinalização de que o Brasil quer retomar boas relações políticas com a China, desgastadas no governo passado. Para a especialista, é importante que o Brasil amplie as relações comerciais, pelo mundo, com foco no ganho econômico.

Na quinta-feira, em Xangai, o presidente Lula vai participar de reuniões e da cerimônia de posse da ex-presidenta Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na sexta-feira, a agenda vai ser em Pequim, a capital chinesa. Depois de cumprir alguns compromissos, Lula vai ser recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping.

No sábado, antes de retornar ao Brasil, Lula faz uma visita oficial aos Emirados Árabes, na capital Abu Dhabi.

Esta é a quarta viagem internacional do presidente, neste terceiro mandato: ele já esteve na Argentina, Uruguai e Estados Unidos. A próxima visita oficial vai ser para Portugal e Espanha, entre os dias 21 e 26 de abril.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 11/04/2023 16:10:03. Última edição: 11/04/2023 16:10:03

Tags: Visita China Lula China Viagem Acordos

Leia também:

Lula quer atrair investimentos chineses para o Brasil

Às vésperas da viagem à China, o presidente Lula disse que vai discutir com o presidente chinês, Xi Jiping, o investimento em novos ativos chineses no Brasil. Lula também irá propor a criação de um grupo de países pela paz.

Cocaína na mala: brasileiras vítimas de golpe na Alemanha ficam presas

A prisão preventiva foi mantida pela Justiça alemã, depois de audiência com as duas mulheres, nesta quarta-feira

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi